A divindade é conhecida por diferentes nomes no Brasil: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar, Sereia do Mar, entre outros.
“Acender vela vermelha ou azul pra Ogum? Xangô é Marrom!” Essas frases são ditas por todos os iniciantes e até mesmo por alguns dos mais “escolados” dentro da Umbanda....As cores dos Orixás na Umbanda.
Um ritual possível e muito bonito, sugerido por Deuse, é o de acender 7 velas de cor azul clarinho dispostas em círculo e, junto a elas, colocar rosas brancas. O resultado final é o de uma bela mandala.
Você pode acender uma vela azul clara, rosa ou branca a Yemanjá e pedir com fé que suas graças serão atendidas.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Enterre três moedas de qualquer valor em um vaso com flor e, ao lado desse vaso, acenda uma vela amarela sobre um pires, com cuidado para não se machucar.
Conheça os melhores banhos para abrir caminhos
A vela de cor azul tanto pode ser acesa para Oxum como para Iemanjá que aceita, em seu ritual, velas brancas. ... Assim, uma vela de cor verde, acesa numa mata, que tem a cor verde, possui uma força vibratória muito forte, facilitando o trabalho de magia.
PORTANTO, AO FIRMAR UMA VELA ESTAREMOS EFETUANDO UM ATO MAGÍSTICO E ENVIANDO ENERGIAS SUTIS AO COSMO. A VELA É, COM CERTEZA, UM DOS SÍMBOLOS MAIS REPRESENTATIVOS DA UMBANDA. ELA ESTÁ PRESENTE NO CONGÁ, NOS PONTOS RISCADOS, NAS OFERENDAS E EM QUASE TODOS OS TRABALHOS DE MAGIA.