O pensamento sintético ou sintetizar é uma forma de pensamento que utiliza a função de um fenômeno em um sistema maior para explicá-lo. Assim os órgãos do organismo humano, são explicados pelo papel que desempenham no organismo e não pelo comportamento de seus tecidos ou de suas estruturas de organização.
A abordagem sistêmica na Psicologia tenta compreender o funcionamento da família dentro do sistema e subsistemas. Nisso, o interesse compreende o desenvolvimento do setor familiar, como ele se forma, afastamento de membros e até envelhecimento.
sistema que analisa somente a organização internamente, não visando o ambiente em que esta se encontra. tinha como grande meta a obtenção da perfeita eficiência industrial e por isso objetivava deste modo a perfeição na empresa.
Mecanicismo. É o principio que se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Esta relação empregava o que hoje chamamos de sistema fechado. Por outro lado as leis de causa e efeito não preveem as exceções, e os efeitos são totalmente determinados pelas causas.
Aqui, observa-se que o sistema sociotécnico propõe uma inter-relação dos elementos sociais e técnicos da organização e busca, sobretudo, o aperfeiçoamento entre o desempenho técnico e a qualidade de vida do pessoal. Essas duas funções necessitam atuar em conjunto para alcançar os resultados esperados.
Entalpia e entropia são grandezas distintas. Enquanto a entropia mede o grau de aleatoriedade de um sistema, a entalpia mede a quantidade de energia de um sistema.
Sinergia/entropia Essa interação dos elementos do sistema é chamada de sinergia. A sinergia é o que possibilita um sistema funcionar adequadamente. Por outro lado a entropia (conceito da física) é a desordem ou ausência de sinergia. Um sistema pára de funcionar adequadamente quando ocorre entropia interna.
A estrutura de sistemas abertas é formada pela interação e intercâmbio da organização com o ambiente. Quando ocorre uma mudança no ambiente externo, a organização se transforma mudando seus produtos, técnicas e estruturas para se adaptar à essas mudanças e sobreviver. ...
Um sistema aberto pode trocar matéria e energia com suas vizinhanças; um sistema fechado pode trocar somente energia; um sistema isolado não pode trocar nada .
Na empresa vista como um sistema, as partes só ganham sentido quando estão em interação para formar o todo. É papel do gestor, assim, proporcionar a integração dos processos organizacionais para que o fluxo de trabalho ocorra sem problemas — como atrasos entre uma etapa e outra ou falta de matéria-prima.