Rudolf Otto (1992) aborda o sagrado como uma categoria que denota a manifestação do numen, poder divino, como o “outro absoluto”, algo totalmente distinto de qualquer outra experiência. Desta forma, segundo a sua concepção, o sagrado apresenta-se como uma realidade de ordem absolutamente diversa da realidade natural.
Sagrado é algo de respeito. Algo que é puro e santo. Por exemplo, a Bíblia que vêm de um Deus puro e santo. Ela é sagrada, pois veio de uma autoridade de respeito.
Assim, os Lugares Sagrados são simbolicamente onde o Sagrado se manifesta. Destacam-se: Lugares na natureza: rios, lagos, montanhas, grutas, cachoeiras, etc.; Lugares construídos: templos, cidades sagradas, cemitérios, etc.
O sagrado é todo e qualquer objeto (abstrato ou concreto) ao qual se atribui um poder, uma força sobrenatural capaz de realizar aquilo que os homens julgam impossível e de interferir ou, até mesmo, comandar os acontecimentos naturais.
O sagrado é todo e qualquer objeto (abstrato ou concreto) ao qual se atribui um poder, uma força sobrenatural capaz de realizar aquilo que os homens julgam impossível e de interferir ou, até mesmo, comandar os acontecimentos naturais.
Livros sagrados são conjuntos de textos que são considerados de inspiração divina ou recebidos diretamente de Deus. Também são, muitas vezes, referenciados como sagradas escrituras ou, simplesmente, escrituras.
Os Lugares Sagrado referem-se aos espaços construídos e não construídos e de significação simbólica da presença do Sagrado, ou seja, onde acontecem as manifestações religiosas, expressas na paisagem dos santuários, igrejas, templos, casas de orações, mesquitas.
Templo (do latim templum, "local sagrado") é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso, como culto. O termo também pode ser usado em sentido figurado. Neste sentido, é o reflexo do mundo divino, a habitação de Deus sobre a terra, o lugar da Presença Real.
Simbolismo religioso é o uso de símbolos, incluindo arquétipos, atos, trabalhos artísticos, eventos, ou fenómenos naturais, por uma religião. As religiões englobam textos religiosos, rituais, e obras de arte como símbolos de ideias convincentes ou ideais.
Uma peregrinação é uma jornada realizada por um devoto de uma dada religião a um lugar considerado sagrado por essa mesma religião. ... Lista dos principais locais de peregrinação do Cristianismo: Jerusalém. Belém.
Confira uma lista com alguns dos principais lugares sagrados de peregrinação do Brasil.
Os chamados pilgrims fathers, isto é, “pais peregrinos”, foram os primeiros ingleses protestantes a emigrarem para a América do Norte e lá fundarem as primeiras colônias, que, a posteriori, deram origem aos Estados Unidos da América. ... O navio utilizado para a viagem dos peregrinos chamava-se Mayflower (“Flor de maio”).
Uma viagem por 12 templos exóticos ao redor do mundo
O termo "sítios naturais sagrados" (SNS) tem sido frequentemente utilizado na literatura internacional para se referir a esses locais e eles podem ser entendidos como "áreas de terra ou de água com um significado espiritual especial para povos e comunidades" (WILD; MCLEOD, 2008, p. 20).
A Torá é composta de cinco livros que são: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, conhecidos também como cinco livros de Moisés ou Pentateuco.
Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Círio de Nazaré: relembre imagens da maior festa religiosa do Brasil.
Círio de Nazaré
O Círio de Nazaré é uma manifestação religiosa católica em devoção a Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre na capital Belém, no estado brasileiro do Pará, em Macapá, capital do estado do Amapá e em Rio Branco, capital do estado do Acre.
8 de setembro de 1793
Foto: Iphan/Luiz Braga. O Círio foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural da Humanidade da Unesco, em dezembro de 2013. Foto: Iphan/Luiz Braga. O Círio de Nazaré é um símbolo da forte religiosidade presente na cultura paraense.