Uma discopatia degenerativa significa que o disco está lesionado. O disco é como uma borracha (na verdade é uma cartilagem) que amortece a pressão entre os ossos da coluna. Quando esta pressão é muito grande e fica por muito tempo, este disco é sobrecarregado, machucando-se.
AUXÍLIO-DOENÇA/APOSENTADORIA POR INVALIDEZ. DISCOPATIA DEGENERATIVA LOMBAR. ... Não obstante seja o autor portador de discopatia degenerativa lombar, não está caracterizada a incapacidade para o trabalho, motivo pelo qual é imprópria a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
A degeneração discal (Osteocondrose Intervertebral) é um processo degenerativo comum envolvendo o núcleo pulposo. Com o avanço da idade são observados a desidratação e o ressecamento do disco intervertebral, particularmente o núcleo pulposo.
Algumas doenças degenerativas da coluna são:
5 doenças mais comuns na coluna
Remédios que impedem a piora do desgaste da coluna: condroitina e glicosamina; Bloqueios anestésicos ou infiltrações com corticóides; Aplicação de pomada analgésica e anti-inflamatória: são aplicadas para reduzir a dor no local, como moment ou voltaren.
Por esse motivo, neste texto mostraremos as 4 doenças da coluna que mais geram afastamento no INSS, seja por aposentadoria por invalidez ou auxílio doença e o conceito de cada enfermidade....1-HÉRNIA DE DISCO
Hérnia de disco extrusa Este caso é grave, pois o núcleo do disco já se encontra deformado, fragmentado ao ponto do núcleo pulposo perder completamente seu formato original e ficar parecendo uma “gota”.
O tempo de afastamento do trabalho em portadores de hérnia de disco pode ser de até 15 dias ou mais que isso e, nesse último caso, o INSS deve ser acionado. Para ser concedido o auxílio-doença, o portador de hérnia de disco passará por perícia médica no INSS.
Problemas e dores de coluna podem garantir direito ao Auxílio-Doença. A dor nas costas pode ser em decorrência de uma doença como hérnia de disco, escoliose osteoporose, ou em consequência de má postura adquirida durante um longo período de tempo.
Como não há incapacidade do trabalhador, não há problemas na demissão. No caso de tratamento por acidente que precisa de terapia mais intensa, como a fisioterapia, e o tratamento está sendo pago pelo convênio da empresa, o funcionário não pode ser demitido até estar reabilitado.
Quais doenças dão direito ao auxílio-doença?
Entre os que podem vir a ser beneficiados pela proposta, estão os portadores de síndrome de Sjögren, artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistêmico, esclerodermia, doença mista do tecido conjuntivo, espondilite ancilosante, polimiosite, dermatomiosite, policondrite recidivante, poliartrite nodosa, granulomatose de ...
R: Em regra não, desde que incapacitado ao trabalho e desde que seu empregador esteja ciente da sua condição, e fazendo jus ao benefício assistencial da Previdência Social INSS (auxílio-doença). 9 – O portador de doença inflamatória intestinal tem garantia de estabilidade no emprego após alta da previdência social?
Pessoas que convivem com doenças mentais têm direito à Aposentadoria em decorrência da patologia quando esta o incapacita para o trabalho.
Entretanto, em um caso grave do transtorno bipolar, refratário ao tratamento, em que o indivíduo apresenta grande perda de suas habilidades é possível uma aposentadoria por invalidez.
F31 - Transtorno afetivo bipolar