A bilirrubina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Quanto mais bilirrubina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Excesso de bilirrubina (hiperbilirrubinemia) pode indicar problemas no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.
O aumento de produção da bilirrubina indireta ocorre por três motivos, que são hemólise, extravasamento de sangue nos tecidos e desitopoiese, já o aumento de bilirrubina direta está associada a doença hepática e obstrução das vias biliares.
O exame de bilirrubina serve para diagnosticar e/ou monitorar doenças do fígado, como cirrose, hepatite, ou cálculo biliar. A bilirrubina é uma substância alaranjada produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos. A bilirrubina é então removida do corpo através das fezes e uma pequena porção na urina.
O exame bilirrubina total e frações é um exame de análise clínica, feito por meio da coleta de sangue em laboratório. A coleta do sangue para o exame de bilirrubina total e frações é feita como os demais exames laboratoriais: por meio de uma veia, geralmente no braço.