De acordo com o objetivo da pessoa, o instrutor pode indicar uma combinação de grupos musculares por dia, como por exemplo:
A rosca direta é um exercício que deve ser feito movendo a articulação do cotovelo, ocorrendo a flexão de cotovelo. Em pé, com os pés afastados dos ombros e joelhos pouco flexionados, segure a barra com os cotovelos esticados, contraindo o bíceps com o final do movimento e o cotovelo todo flexionado.
O tempo que os músculos levam para se recuperar pode variar conforme a intensidade do treino, nível do atleta, rotina de sono e alimentação. No entanto, geralmente é indicado é dar um intervalo de pelo menos 48 horas antes de malhar a mesma parte do corpo --ou seja, treinar uma mesma parte do corpo dia sim, dia não.
O ideal é montar um treino com uma programação como peitoral na segunda-feira, costas na terça, ombros na quarta, pernas na quinta e bíceps e tríceps na sexta – o treino ABC também uma boa forma de evitar este problema.
Dica: você pode alternar exercícios de braços e pernas para ganhar tempo. No lugar do descanso de um minuto entre as séries, faça uma série para coxa e uma série de flexão de braços, por exemplo. Parabéns pela iniciativa de adotar uma vida com movimento em sua própria casa e bom treino!
À revista norte-americana "Women's Health", a especialista revela que o treino de pernas nunca deve ser feito de forma isolada, mas sim adaptado e encaixado a um plano de treino de corpo inteiro, podendo dois dias por semana ser destinados aos grupos musculares superiores e outros dois aos inferiores, por exemplo.