Rotatividade é taxa medida entre entradas e saídas de colaboradores na empresa. Quando atinge um alto índice pode afetar negativamente os resultados.
Favoritismo; Desalinhamento com as políticas e valores da organização; Falta de transparência na comunicação organizacional; Políticas de desenvolvimento insatisfatórias na organização.
Resumidamente, o endomarketing: Otimiza a motivação interna, pois oferece um sentido ao ambiente de trabalho; Melhora o clima organizacional ao incentivar o trabalho em equipe; Melhora a qualidade de vida no trabalho; Aumenta a produtividade e engajamento dos colaboradores.
O Endomarketing consiste em vender uma ideia para o cliente interno, ou seja, o funcionário da empresa. Sua tarefa principal é reter e atrair os colaboradores, transformando-os em agentes embaixadores da marca. Os colaboradores mais engajados também vão ajudar a organização a divulgar sua cultura interna.
Um “marketing para dentro” é justamente uma estratégia de marketing institucional interna, feita para os colaboradores. O conceito de endomarketing envolve ações de engajamento, motivação, reconhecimento, incentivo à formação profissional, entre outras.
O endomarketing como o próprio nome diz, é o marketing voltado para dentro. Utilizamos assim, estratégias para o público interno de uma organização. ... Então, utilizaremos as mesmas técnicas do Marketing tradicional, só que nesse caso com o nosso público interno, ou seja, nossos colaboradores.
Alguns exemplos de endomarketing são: Campanhas de branding para atrair talentos ou para reter aos colaboradores (endobranding); Ações de reconhecimento profissional; ... Ações para promover o alinhamento dos funcionários à estratégia da empresa.
Podemos chamar de exomarketing todas as medidas de marketing externas que visam se relacionar com pessoas fora da empresa. Quando falamos em consultórios odontológicos, há uma série de ações que podem ser realizadas e gerar bons resultados, fortalecendo os laços com os pacientes antigos e atraindo novos.
Endomarketing pode ser entendido como o Marketing voltado para as ações dentro da empresa, também conhecido como Marketing Interno. O termo Endo é oriundo do grego Endus e significa para dentro, logo seu conceito é definido como: o estudo das necessidades e desejos dos consumidores.
O responsável por implementar as ações internas de marketing pode ser o próprio gestor. Ele também pode contar com a ajuda de colaboradores que dão suporte a ele diretamente. Caso exista uma vertical dentro do marketing da empresa, já é suficiente para implementar o Endomarketing.
Como fazer endomarketing?
Para desenvolver uma campanha de comunicação interna é preciso levar em conta os objetivos desejados, a cultura da empresa e dos seus executivos, o perfil do público e os guidelines de comunicação que norteiam todas as ações da companhia.
Para colocar isso em prática, são usadas estratégias e ferramentas do marketing. Diferente do marketing interno, o endomarketing tem um caráter comercial, tratando o público como clientes. O objetivo é fazê-los acreditar na marca, vestirem a camisa da empresa, defenderem um propósito e o que a organização oferece.
Entenda a importância do endomarketing e os seus benefícios
Planejamento de Endomarketing em 6 Passos
Endomarketing é, portanto, marketing para dentro. É a utilização de modernas ferramentas de marketing, porém, dirigidas ao público interno das organizações. São ações estruturais que visam a ação para o mercado. ... Segundo a autora, o marketing interno está mais voltado para um processo de comunicação interna.
Um departamento de RH que oferece conhecimento e capacitação aos colaboradores é fundamental para uma boa estratégia de endomarketing. Isso acontece porque não é só o salário que conta na hora de aceitar uma vaga ou mesmo trocar de emprego.