Quais pontos devo considerar antes de tomar a decisão? O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.
Normalmente, casos de segunda gravidez são mais fáceis sob o olhar médico. O importante é que o casal tenha essa disponibilidade em buscar o motivo da infertilidade atual. Após um ano de tentativas, um bom profissional deve ser consultado e esse pedir alguns exames complementares para verificar a saúde do casal.
A seguir, mostramos o checklist completo de tudo o que deve ser feito cerca de três meses antes de engravidar:
Problemas de saúde. Além dos problemas naturais da idade, existem doenças que podem ser contraídas entre a primeira e a segunda gestação e causar a impossibilidade ou dificuldade de engravidar do segundo filho. A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é transmitida geneticamente e atinge mulheres de diferentes idades.
2. Sintomas da segunda gravidez são iguais aos da primeira. Enjoo, dores de cabeça, vontades constantes de urinar e sonolência são alguns dos sintomas mais comuns de gravidez e que se repetem quando a mulher está grávida novamente.
Na segunda gestação a barriga cresce mais rápido, a ponto de com 10 semanas a gestante parecer estar com 4 meses de gestação. Isso é comum porque a musculatura abdominal está mais relaxada após a primeira gravidez.
Normalmente, a segunda gravidez provoca um cansaço maior. Com os sintomas da gravidez, o trabalho e os cuidados com o primeiro filho, as responsabilidades são maiores e, por sua vez, a fadiga também. Além das noites mal dormidas tomando conta do primogênito, a gravidez também pode provocar insônia.
Quando começam os sintomas de gravidez? O aparecimento dos primeiros sinais e sintomas de gravidez é muito variável de mulher para mulher. Eles podem surgir antes do atraso menstrual mas normalmente aparecem a partir da 5ª ou 6ª semana de gestação, ou seja, entre 7 a 14 dias após o dia esperado para vir a menstruação.
Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.
Confira alguns sintomas de que você está grávida que podem ocorrer entre a fecundação e o atraso:
Como Saber se a Barriga é de Gravidez?
Como é? Meça seu pulso no pescoço ou no umbigo. Depois, compare com a velocidade do fluxo de sangue de pessoas que com certeza não estão grávidas. Supostamente, um pulso mais rápido indicaria gravidez.
Testes caseiros de gravidez
Teste da água sanitária De acordo com as teorias populares, este teste funciona porque a água sanitária é capaz de reagir com o hormônio beta HCG, assim como o que acontece no teste de farmácia, levando à formação de espuma. Assim, se não existir formação de espuma, o teste é considerado negativo.
Você só precisa colocar um pouco de água sanitária (ou cloro, ou cândida) no xixi. Se mudar de cor, passando para um tom marrom avermelhado, é sinal de que você pode estar grávida.
Em contato com a água sanitária, elas provocam a reação química que faz o líquido submetido ao teste borbulhar ou adquirir uma coloração mais escurecida. É essa reação que dá a impressão de que ele funciona.
O hormônio hCG aumenta é responsável por esse aumento de fluxo tanto para os rins como para toda a pelve. Este aumento é de cerca de 35 a 60% quando comparado a uma mulher não grávida. Com todo esse fluxo maior de sangue os rins costumam produzir cerca de 25% mais de urina logo após a concepção.
A ingestão de água recomendada para adultos deve ser em média de 1,5 a 2 litros por dia. É a cor ideal da urina, entre o amarelo claro e amarelo dourado. Essa tonalidade, ainda considerada normal, indica falta de água de organismo. Além da desidratação em níveis mais altos, pode ser indício de problema no fígado.
A urina de cor avermelhada ou alaranjada "como suco de laranja", ou ainda cor de "chá mate", ou cor de "refrigerante de cola" é geralmente sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins (glomérulos) ou das vias urinárias.