A Engenharia é a ciência, a arte e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objetivo.
Engenharia é a capacidade de aplicar os conhecimentos científicos de forma prática a fim de produzir novas utilidades. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e por fim coordena o desenvolvimento ou produção.
O profissional formado em Engenharia Civil é capacitado para projetar, gerenciar, supervisionar e executar obras e construções. Também é sua função atuar na análise da insolação e da ventilação local, além de trabalhar na definição do melhor tipo de solo para edificações e construções.
Engenharia deriva do latim ingenius (in, “dentro”; genius “divindade que preside em cada um”), já a palavra civil está ligada a “cidadão”. Com isso, engenharia civil nada mais é do que a aplicação de métodos científicos ou empíricos a utilização dos recursos da natureza em benefício do ser humano.
Já deu para perceber que a Engenharia Civil é uma profissão em que a pessoa exerce muitas atividades e em diversas áreas. ... A Engenharia Civil também abre a possibilidade de especialização em muitas áreas, como em construção, sanitários, manutenção do solo, preservação de recursos hídricos, e muitas outras.
A engenharia permite que você entenda o funcionamento do mundo, do que está ao seu redor. Durante a sua atuação como engenheiro, você vai se deparar tanto com questões atuais como futuras, que podem envolver reatores nucleares, fontes alternativas de energia, carros elétricos, produção de alimentos e muitos outros.