Sistemas abertos, são aqueles que interagem com o ambiente externo. Possuem relação de causa e efeito com o ambiente e são chamados normalmente de sistemas orgânicos. ... Contudo, existem os chamados Sistemas fechados, que não sofrem influência do ambiente externo.
Em química, especialmente na termodinâmica, um sistema fechado, em contraste com um sistema isolado, é um sistema encerrado por uma fronteira que permite trocas de energia, mas não de matéria, entre o sistema e sua vizinhança.
Um sistema pode ser definido como: ... O sistema fechado tem poucas entradas e poucas saídas com relação ao ambiente externo. Essas entradas e saídas são bem conhecidas e guardam entre si uma relação de causa e efeito: a uma determinada entrada (causa) ocorre sempre uma determinada saída (efeito).
Um sistema fechado tem uma quantidade fixa de matéria, mas pode trocar energia com as vizinhanças . Exemplos de sistemas fechados são as bolsas de gelo usadas em ferimentos de atletas . Um sistema isolado não tem contato com as vizinhanças .
O líquido refrigerante na serpentina da geladeira é um sistema fechado, pois tem capacidade de trocar energia somente com o meio ambiente.
A energia pode atravessar as fronteiras de um sistema fechado de duas maneiras, por calor e por trabalho. Onde, calor é definido como a forma de energia transferida entre dois sistemas (ou entre um sistema e sua vizinhança) em virtude da diferença de temperaturas.
Termodinâmica Trabalho e calor. Energia pode atravessar a fronteira de um sistema fechado apenas através de duas formas distintas: trabalho ou calor. Ambas são interações energéticas entre um sistema e a sua vizinhança.
Um processo termodinâmico é a evolução de certas propriedades, que são chamadas propriedades termodinâmicas, em relação a um sistema termodinâmico particular. ... Um processo termodinâmico pode ser reversível ou irreversível.
Um sistema fechado só interage com a sua vizinhança por meio de trabalho e calor. Ele não deixa massa sair ou entrar. O volume de controle pode interagir das três formas com seu ambiente.
Um Volume de controle ou Volume de controlo, em mecânica dos fluidos, é um volume arbitrário no espaço através do qual o fluido escoa. O contorno geométrico do volume de controle é chamado de superfície de controle.
A massa, assim como a energia, é uma propriedade que se conserva, e não pode ser criada nem destruída durante um processo. ... Em volumes de controle, ou sistemas abertos, a massa pode atravessar a fronteira do sistema e devemos levar em conta a quantidade de massa que entra e sai do volume de controle.
ao trabalho realizado pela vizinhança no sistema. Outras formas de trabalho incluem aquele realizado por forças de campo (como a gravidade) e o chamado trabalho de eixo, como aquele realizado por uma bomba ou compressor.
Sistema é parte do universo físico que está sob investigação, parte fechada e bem definida. ... - Sistema isolado: não permite troca de energia e nem de matéria com o meio. Vizinhança é tudo aquilo que está ao redor do sistema em investigação. Fronteira é a área que limita o sistema.
Vizinhança, em física, define-se como sendo toda a parte, região, que rodeia um sistema. Um sistema separa-se da sua vizinhança por uma fronteira. Um sistema juntamente com a sua vizinhança constitui o universo.
1 Qualidade do que é vizinho; contiguidade, proximidade. 2 Conjunto de pessoas que habitam os lugares vizinhos. 3 Relação entre vizinhos. 4 fig Semelhança em alguns aspectos entre coisas ou fatos; afinidade, analogia: A vizinhança entre algumas afirmações feitas pelos dois candidatos era evidente.
A Termodinâmica é a área da Física que estuda diversos fenômenos e sistemas físicos complexos em que podem ocorrer trocas de calor, transformações de energia e variações de temperatura.
A termodinâmica (do grego θερμη, therme, significa "calor"e δυναμις, dynamis, significa "potência") é o ramo da física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume — e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais — em sistemas físicos em escala macroscópica.
Ponto de vista macroscópico: termodinâmica clássica. Ex.: a pressão é a força média no tempo, exercida pelas moléculas, que atua sobre uma certa área e que pode ser medida com um manômetro.
A termodinâmica é o ramo da física que estuda as relações de troca entre o calor e o trabalho realizado na transformação de um sistema físico, quando esse interage com o meio externo. Ou seja, ela estuda como a variação da temperatura, da pressão e do volume interfere nos sistemas físicos.