Os retinóides tópicos constituem o medicamento mais importante no tratamento da acne não inflamatória nas formas leves e moderadas e na manutenção após melhoria clínica da acne em geral, podendo mesmo ser utilizado nas formas inflamatórias.
Os retinóides são moléculas quimicamente relacionadas com a vitamina A. Incluem as substâncias ativas: acitretina, adapaleno, alitretinoína, bexaroteno, isotretinoína, tazaroteno e tretinoína.
Os retinóides reduzem linhas de expressão e rugas, além de aumentarem a produção de colágeno, o que promove maior firmeza da superfície cutânea.
A marca mais conhecida desse medicamento à base de tretinoína (ácido retinóico) é a Vitanol-A. É considerado um produto eficaz, mas que não agride tanto e não possui tanto efeitos colaterais.
Além disso o Ácido retinóico pode ser comprado pronto na farmácia, com nomes comerciais como Vitacid, Suavicid ou Vitanol A, por exemplo, além de poder ser manipulado em farmácias próprias.
Tretinoína (ácido retinóico na sua forma pura): excelente anti-idade, ótimo para textura, estimula a produção de colágeno, melhorar linhas finas e manchas superficiais. Retinol: derivado do ácido retinóico, traz os benefícios da tretinoína com um potencial de irritação muito menor.
Quais são os melhores ácidos para clarear a pele?
“Podemos optar pelos ativos clássicos, como hidroquinona, alfa hidroxiácidos ou produtos com vitamina C que também possuem ação clareadora, além do ácido kójico, arbutin, licorice, entre outros”.
Para clareamento da pele da virilha e axila, você pode utilizar o Melan-Off Concentrado Clareador, um potente sérum da ADCOS que clareia manchas, possui máxima concentração de ativos clareadores e proteção contra a luz visível, tratando e prevenindo os sinais de hiperpigmentação e melasma.
Para clarear a virilha de forma rápida e eficaz existem diversos tratamentos disponíveis, como cremes clareadores, peelings químicos, radiofrequência, microdermoabrasão ou luz pulsada, por exemplo, que atuam diminuindo o excesso de melanina acumulada e devolvem o tom natural da pele.
1. Cremes clareadores. Alguns cremes podem ser indicados pelo dermatologista para clarear as manchas que aparecem na virilha, como o creme com Hidroquinona, ácido retinoico ou com o ácido azeláico, por exemplo.
Tenho as partes intimas (regiao vulvar e anal) bem escurecidas. Quais opções de clareamento e qual profissional procurar? As regiões de dobras cutâneas e íntimas normalmente podem ser mais escuras; procure um dermatologista para começar usar cremes clareadores e talvez fazer laser na região.
manchas cafe com leite sao diferentes de hipercromia de axila e virilhas. Manchas café-com-leite podem ter vários diagnósticos, no entanto, na localização que você relatou é comum o surgimento de escurecimento da pele, influenciada por fungos, umidade, produtos químicos, suor, urina, hormônios.
Ainda, o uso da hidroquinona na virilha e nas axilas pode ter o efeito contrário e escurecer ainda mais essas regiões. A pele fica mais irritada, e são grandes as chances de ocorrer o chamado efeito rebote, processo em que a pigmentação é ainda mais estimulada e a região acaba mais escura que antes.
O creme deve ser utilizado até à despigmentação adequada da pele, devendo ser aplicado por mais alguns dias para manutenção. Caso não seja observada a despigmentação esperada após 2 meses de tratamento, o produto deve ser descontinuado, devendo-se informar o médico.
A hidroquinona começa a fazer efeito de forma lenta, mais eficiente, lembrando que demora, ao menos uma semana para começar a ter efeitos realmente diferenciados na coloração da pele. Depois de um mês de uso diariamente você pode começar a alternar os dias de uso, até para evitar a superdosagem.
Efeitos colaterais da hidroquinona Irritação da pele. Dermatite de contato. Piora da mancha (efeito rebote) Manchas esbranquiçadas por despigmentação.
A hidroquinona durante o uso pode irritar a pele deixando-a avermelhada o correto é verificar qual a porcentagem da hidroquinona usada que porá ser mais seguro o mais deve ficar entre 2 e 4 % usanda somente a noite na pele e pela manhã lavar o rosto e aplicar o filtro solar a cada duas horas e se estiver ficando com ...
O Hidroquinona creme e gel são indicados no clareamento gradual de manchas como melasmas ou cloasmas, sardas, melanoses solares e em outras condições nas quais ocorrem hiperpigmentação cutânea por produção excessiva de melanina.
A hidroquinona é realmente um clareado bastante efetivo no combate ao melasma. No entanto, hoje ela está proibida na maioria dos países europeus e nos Estados Unidos, pois tem um efeito tóxico no melanócito. Ou seja, ela pode deixar algumas manchas brancas no meio do melasma, que podem ser permanentes.