Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.
Existem quatro princípios básicos que norteiam a governança corporativa: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Para a empresa, a governança corporativa propicia a perenidade do negócio e a sustentabilidade empresarial, uma vez que possibilita, a longo prazo, uma gestão financeira eficiente que gera, por fim, criação de valor para a marca.
As boas práticas de Governança Corporativa transparecem confiabilidade, que gera credibilidade às empresas, garantindo ambientes mais saudáveis e seguros para a realização de negócios no país, assim como profissionais mais capacitados e hábeis a enfrentar os desafios e garantindo a reputação e conformidade.
A governança corporativa busca assegurar ao proprietário ou os acionistas que seu empreendimento seja administrado de acordo com suas expectativas, principalmente quando não participa diretamente de sua administração, pois possui mecanismos que asseguram a transparência administrativa da organização.
Os agentes da governança Agente principal, que é o conjunto de sócios da empresa, a sociedade, geralmente, organizados em uma assembleia de acionistas ou em uma reunião de sócios, Agente delegado, que é a diretoria executiva, que é quem recebe a autorização dos sócios para gerir a empresa e seus negócios e.
Governança Corporativa - Composta por Acionistas, Conselho Fiscal, Conselho de Administração, Comitês, Comitê de Auditoria, Auditoria Independente e Presidente, representa o sistema do qual todas as organizações podem prover relacionamentos envolvendo diretoria, conselho de administração, comitês e os proprietários.
A Comissão de Valores Mobiliários, órgão regulador, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, órgãos orientadores, auxiliam os conselhos em quais caminhos seguir e evitar conflitos legais.
No Brasil, esse movimento ganhou força a partir das medidas políticas adotadas nos anos de 1990, a saber, a privatização de empresas estatais e a abertura de mercado.
Conselho de Administração: a importância na Governança Corporativa e seus aspectos legais. ... A GC é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração, diretoria e órgãos de controle.
Quais os princípios fundamentais da governança corporativa?
Os benefícios da governança corporativa são inúmeros porque envolvem sucesso corporativo e crescimento sustentável, passam pela melhoria da imagem da empresa, redução de conflitos entre acionistas, direção e conselho; descentralização da tomada de decisões e promoção de uma gestão de qualidade.
Conheça os 3 principais tipos de Governança
O instituto contribui para o desempenho sustentável das organizações por meio da geração e disseminação de conhecimento das melhores práticas em governança corporativa, influenciando e representando os mais diversos agentes, visando uma sociedade melhor.
Função e atribuições do Conselho Administrativo A função básica de um Conselho Administrativo é manter, na tomada de decisões, o direcionamento estratégico dos negócios, de acordo com os principais interesses da organização como um todo, protegendo seu patrimônio e maximizando o retorno sobre seus investimentos.
Tais práticas tem como premissa básica três fatores: transparência, prestação de constas e equidade.
O que diz o IBGC sobre a equidade: “Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.”
Governança corporativa é um processo que determina a maneira como a empresa é administrada, o que se reflete na sua cultura, políticas e regulamento interno. Ela visa à excelência em gestão e em estratégia empresarial. Em resumo, podemos dizer ainda que se trata da forma com que as empresas são dirigidas e controladas.