O SD-WAN, ou Software-Defined Wide Area Network é uma alternativa para o problema de conectividade e gerenciamento de redes. ... A SD-WAN consegue criar redes de longa distância, controlando-as e gerenciando-as em um só lugar. E, ao contrário das WAN tradicionais, a SD-WAN proporciona agilidade e redução de custos.
O roteamento é a forma mais importante, utilizada na internet, para a entrega de pacotes de dados entre hosts (equipamentos de rede de uma forma geral, incluindo computadores, roteadores etc). ... Esse processo se repete e assim segue até a entrega do pacote ao seu destinatário.
O OSPF foi desenvolvido para atender às necessidades colocadas pela comunidade Internet, que demandava um protocolo IGP eficiente, não-proprietário e inter-operável com outros protocolos de roteamento.
O OSPF permite a divisão de uma rede em áreas e torna possível o roteamento dentro de cada área e entre as diferentes áreas, usando os chamados roteadores de borda. ... O algoritmo SPF calcula o caminho mais curto (menor custo) entre o roteador e todas as redes da interconexão de redes.
O OSPF é um IGP (protocolo de gateway interno), enquanto o BGP é o único EGP (protocolo de gateway externo) atualmente. Se você estiver executando um roteamento interno, ou seja, dentro de um site, empresa ou campus, desejará usar o OSPF.
Exemplo Prático de Configuração
No OSPF Versão 2, que é um protocolo de roteamento que opera de forma distribuída, a transmissão das informações de roteamento ocorre por meio de LSAs, que são processadas por todos os roteadores da rede....Foram definidos três tipos de LSA opaca:
O LSA ( Link State Advertisement ) são pacotes que são distribuídos dentro das áreas OSPF com a funcionalidade de informar seus vizinhos sobre as redes e ao mesmo tempo fazer validações sobre o estado de cada rede ( alcançável e não alcançável ), ou seja, quando uma rede torna-se indisponível esses pacotes LSAs são ...
A segunda, é um protocolo baseado no algoritmo SPF, também chamado de algoritmo de Dijkstra, nome de seu criador. OSPF é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica.
Protocolos de Roteamento
O protocolo BGP, sem extensão, é capaz de carregar apenas informações de roteamento para o protocolo IPv4. Extensões deste protocolo para múltiplos protocolos de camada de rede possibilitam que o protocolo IPv6 seja, agora, suportado por BGP. Esta extensão para IPv6 é chamada de BGP4+ e, para multicast, MBGP [13].
Para o cliente Mikrotik, basta criar o PPPoE- Client, e um DHCPv6 Client. A partir daí, podemos colocar um IPv6 na interface LAN originado do Pool criado pelo DHCPv6 client, com a opção advertise marcado.