Unitizar é reunir (cargas de diversas naturezas) num só volume, para fins de transporte. Para fins econômicos, a unitização auxilia a movimentação, armazenagem e transporte de produtos, fazendo com que a transferência, do ponto de origem até o seu destino final seja com o mínimo de manuseio possível.
A unitização de cargas refere-se ao processo de reorganização e agrupamento de produtos para sua gestão unificada na armazenagem e transporte. Trata-se de um fenômeno muito presente no setor logístico devido às vantagens que oferece quanto à redução de custos e melhoria da produtividade.
Unitizar uma carga consiste em transformar volumes, pesos, formatos e tamanhos diferentes de cargas em uma unidade idêntica e uniforme. A utilização dessa estratégia permite um melhor aproveitamento dos espaços de carga e também no armazenamento.
Ainda outras vantagens das cargas unitizadas
Entenda-se por unitização de cargas, o desenvolvimento de modernos sistemas para sua movimentação, que consiste em acondicionar volumes uniformes em unidades de carga, visando reduzir os custos de viagem e o tempo de permanência dos veículos transportadores nos portos de embarque e desembarque, além de conceder maior ...
As formas de unitizar uma carga são variadas: pré-linga, contêiner, palete, etc. Vantagens: facilita o manuseio, reduz volumes, facilita o transporte, etc. Desvantagens: aumenta o peso, fica mais difícil movimentar sem ajuda de máquinas, etc. Bons estudos!২১ জুন, ২০১৭
Há, basicamente, 3 métodos de unitizar uma carga: paletização, pré-lingagem e conteinerização. É altamente recomendável considerar essas soluções para decidir qual é a mais apropriada para atender às suas necessidades.
A paletização auxilia na movimentação, permitindo, a partir da padronização dos paletes, a utilização de equipamentos mecânicos padrão no manuseio de uma vasta gama de mercadorias, facilitando ainda a unitização das cargas e, consequentemente, o processo de armazenagem.
Por isso tantas transportadoras adotam a paletização de cargas para facilitar essa tarefa. Paletizar nada mais é que utilizar paletes para permitir o empilhamento de todos os produtos dentro do estoque. Caso você ainda não saiba, um palete é uma plataforma padronizada sobre a qual os produtos são colocados.
A paletização consiste na acomodação de cargas em uma estrutura de paletes visando ao transporte ou armazenamento. A acomodação em paletes promove a unitização, ou seja, transforma vários volumes menores em apenas uma unidade maior. Com isso, traz organização aos itens, facilitando o armazenamento e o transporte.
TIPOS DE EMPILHAMENTO Ao estocar as caixas recebidas recomendam-se alguns cuidados: - Os amarrados devem ser dispostos de maneira alternada no palete sobre o qual vão ser transportados e estocados, o que dá maior estabilidade à pilha. -Além disso as pilhas não devem ser muito altas para também garantir a estabilidade.
100 no longitudinal e 235 no transversal = 12 x 4 = 48. Quantidade de caixas empilhadas no container: 2395 / 300 = 7,9. Como temos que montar os pallets iguais => 3 caixas empillhadas! B) Montagem do pallet Altura: 3 * 300 + 130 = 900 + 130 = 1.
Cubagem é a relação entre o peso e o volume da carga a ser transportada. Para calcular a cubagem, é utilizada a fórmula: Altura x largura x profundidade x fator de cubagem. No caso do transporte rodoviário, o fator de cubagem padrão corresponde a 300.
Para fazer isso, meça a largura e o comprimento da caixa e multiplique esses valores. Divida a área do palete pela área das caixas. O resultado obtido será a quantidade de caixas que pode ser colocada sobre o palete sem empilhar.
22.
Peso médio vazio c/ maquinário: 4.
Container HC ou High Cube Em termos de estrutura o container HC é muito semelhante ao container dry, o que muda basicamente é a altura do mesmo. Os modelos de Container High Cube são 30 centímetros mais altos que o container dry, por isto eles comportam um pouco mais de carga.