substantivo feminino plural Plantas monocotiledôneas, pertencente à família das poáceas, de géneros abundantes e flores alongadas, encontradas em diversas regiões do planeta; muito usada na alimentação (trigo, arroz, aveia, milho e cana-de-açúcar), na construção de varas de pesca ou de móveis; gramináceas.
Se respirar no ar fresco de primavera faz você espirrar, ou sentar em uma colina gramada provoca erupções cutâneas, você pode ter alergia a pólen de gramíneas. O pólen de gramíneas é microscópico e viaja facilmente no ar. Todos respiram pólen de gramíneas, mas nem todos reagem a ele.
Árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo. Em termos biológicos é uma planta permanentemente lenhosa de grande porte, com raízes pivotantes, caule lenhoso do tipo tronco, que forma ramos bem acima do nível do solo e que se estendem até o ápice da raiz.
As plantas medicinais normalmente são utilizadas após a indicação de amigos e familiares, uma vez que poucos médicos indicam o uso desses produtos. Elas podem ser usadas frescas, logo após a coleta, ou então secas, dependendo da espécie e de como ela deve ser preparada.
Já as cascas, raízes, caules, sementes e alguns tipos de folhas devem ser preparados em água quente. Frutos, flores e grande parte das folhas devem ser preparadas por meio de infusão, caso em que se joga água fervente sobre o produto, tampando e aguardando um tempo determinado para a ingestão.
Conheça seis das plantas mais populares no país - aprovadas pela ciência e pelas nossas avós
Remédio caseiro do folclore
Conheça 21 opções de chás medicinais
4 remédios caseiros para aumentar a imunidade