Saúde dá dicas para evitar acidentes com animais peçonhentos
Não há o que fazer nesse caso, apenas encaminhar o animal imediatamente ao médico veterinário e reduzir os movimentos do animal. Também tente identificar o escorpião, se possível.
Primeiros socorros para cães e gatos: picada de cobra
No pós-abdome, encontra-se a glândula que produz o veneno, que o animal injeta na vítima com um aguilhão. O maior de todos os escorpiões pode atingir até 21 cm e o menor chega no máximo a 12 mm quando adulto. Os escorpiões se destacam entre os aracnídeos por terem uma duração de vida que vai além de uma estação.
São animais carnívoros, alimentam-se principalmente de insetos, como baratas e grilos. Com hábitos noturnos, durante o dia estão sob pedras, troncos, entulhos, telhas, tijolos. Acidentes causados pelo escorpião-amarelo são os mais graves.
Os escorpiões proliferam sob pedras, frestas de pedras e barrancos, debaixo de cascas de árvores, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, caixas de gordura, ralos, forros, etc. Gostam muito de umidade, pouca luz e insetos em abundância (principalmente baratas).
Os escorpiões possuem hábitos noturnos. Durante o dia escondem-se sob cascas de árvores, pedras, pilhas de tijolos, frestas de paredes, galerias de água, de esgoto,etc. Medem de 5 a 7 centímetros de comprimento. Seus alimentos preferidos são baratas, grilos e cupins.
Para Tityus serrulatus é de aproximadamente 14 dias. Os escorpiões trocam de pele periodicamente, em um processo denominado ecdise; a pele antiga é a exúvia. Passam por um número limitado de mudas até a maturidade sexual, quando então param de crescer.
O departamento alerta e orienta a população a respeito dos cuidados que devem ser tomados para evitar o animal. De acordo com o CCZ, os escorpiões se reproduzem a partir de agosto. Neste período, tendem a sair de seus esconderijos, que normalmente são em entulhos, materiais de construção, madeiras e folhas.
"Não é verdade. Quando os filhotes de escorpiões nascem, com a ajuda da mãe, eles sobem nas costas dela. ... O que pode acontecer é que alguns filhotes nascem doentes e caem sozinhos das costas dela e podem acabar sendo comidos pela mãe ou por outros escorpiões.
Verão é a época mais propícia para o aparecimento de escorpiões - A maioria dos casos geralmente acontece entre os meses de dezembro e março. Dica: mantenha a casa e o quintal limpos.
Os aracnídeos são caracterizados por apresentarem o corpo dividido em duas partes (cefalotórax e abdomen) quatro pares de pernas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras. Existe a comprovação da existência dos escorpiões há mais de 400 milhões de anos.