A Psicodinâmica é uma abordagem da psicologia que está diretamente ligada às teorias trabalhadas pela Teoria Psicanalítica. ... É uma teoria mais aprofundada, que trabalha os conflitos internos e inconscientes e que, geralmente, estão ligados à nossa infância.
Dentre outras diretrizes, a psicopatologia trata das conseqüências mentais do trabalho mesmo na ausência de doenças. Especificamente, trata do impacto da organização científica do trabalho sobre a saúde mental do trabalhador.
Segundo Nardi, ( 2000) Subjetividade e Trabalho, constituem um campo de conhecimento que busca analisar o sujeito trabalhador, definido a partir das vivências e experiências adquiridas no mundo do trabalho. ... Segundo o autor a construção da subjetividade ocorre em duas dimensões, sendo: O mundo da vida e o sistema.
As estratégias defensivas mais comumente utilizadas pelos trabalhadores, segundo explicita Mendes (1995), são: a racionalização (explicações coerentes, do ponto de vista lógico, cujos motivos verdadeiros não se apercebem); o individualismo (atitude de fechamento, isolamento ou silêncio sem considerar a causalidade que ...
A mobilização subjetiva, segundo Dejours (1999), é definida como um processo caracterizado pelo uso dos recursos psicológicos do trabalhador e pelo espaço público de discussões sobre o trabalho, em que há deliberações.
A subjetividade dos trabalhadores é reafirmada pela necessidade de seu controle para que aquilo que foi traçado seja rigorosamente cumprido. Dito de outro modo, sua importância é reconhecida pelo avesso, ou seja, para evitar ao máximo a possibilidade dos trabalhadores criarem obstáculos e desvios na produção.
Por subjetividade entende-se o processo pelo qual algo se torna constitutivo e pertencente ao indivíduo de modo singular. É o processo básico que possibilita a construção do psiquismo.
A Psicologia estuda a subjetividade, sendo essa a sua principal contribuição para o entendimento do Ser Humano. A subjetividade é a síntese única que cada indivíduo constrói através das suas experiências vividas social e culturalmente. Nesse sentido, a subjetividade não é inata.
Resposta. Podemos afirmar que a diversidade de objetos de estudo da psicologia se dá a partir das diferentes bases epistemológicas e diferentes contextos sociais em que as abordagens foram desenvolvidas. ... Em Viena Freud, formado em medicina, do ramo da neurologia, não está preocupado diretamente com psicologia.
Assim, a Psicologia hoje se caracteriza por uma diversidade de objetos de estudo. ... A Psicologia colabora com o estudo da subjetividade: é essa a sua forma particular, específica de contribuição para a compreensão da totalidade da vida humana.
Para que exista um interesse em conhecer cientificamente o "psicológico" é necessário uma experiência muito clara da subjetividade privatizada e também da crise dessa subjetividade. ... O renascimento foi um período muito rico em variedade de formas e experiências e de produção intensa de conhecimento.
subjetividade privatizada, do reconhecimento de si como sujeito autônomo, de ser capaz de tomar decisões e de ser livre para as escolhas. a “consciência” de que somos livres, sujeitos de escolhas e poder de decisão. Resistimos à ideia de que não temos controle sobre nossas vidas.
A psicologia é uma ciência que teve grandes avanços para fornecer compreensão das relações humanas baseadas em metodologias que abrangem campos como clínicos, sociais, trabalhistas e educacionais, propondo em cada área soluções baseadas no desenvolvimento e bem-estar do ser humano.
Através do conhecimento da Psicologia, descobrimos a natureza da inteligência, da motivação, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade como um todo. Aprendemos como indivíduos diferem uns dos outros sob todos esses aspectos.
Qual o papel do psicólogo? A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.
Assim sendo, a psicologia é uma ciência significativa na área da enfermagem, pois busca compreender o ser humano, na qual possibilita adquirir conhecimentos e habilidades imprescindíveis para uma melhor ação do enfermeiro em relação as necessidades e bem-estar do paciente.
Esse profissional serve como um guia, que nos ajuda pelos caminhos tortuosos da vida. ... Ele nos auxilia a lidar com problemas passados e a enfrentar os problemas futuros com mais firmeza e segurança, adquirindo maior conhecimento quanto a nós mesmos.
Diferentemente do modelo biomédico, o biopsicossocial entende a importância de uma comunicação efetiva dos profissionais de saúde com os pacientes, na intenção de criar vínculos mais adequados, onde os primeiros tentam passar para os pacientes que seus problemas são entendidos por quem lhes oferece cuidados, bem como, ...
Os psicólogos hospitalares atuam como intérpretes das demandas do paciente, da família e da equipe profissional. Ele atua como facilitador do diálogo entre essa tríade, e dispensa apoio psicológico a família, assim como esclarecimento de suas dúvidas.