A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
O que é disfasia? A disfasia, também conhecida como deficiência específica da linguagem, é um distúrbio causado por danos a áreas específicas da linguagem do cérebro. Ela se manifesta em uma alteração na expressão e compreensão da linguagem.
A dificuldade de deglutir alimentos ou líquidos, conhecida como disfagia, é mais comum em idosos e pacientes com doenças neurológicas ou que sofreram algum trauma na boca ou garganta.
Existem dois exames indicados para o diagnóstico da disfagia: o exame de videonasofibroscopia da deglutição, realizado pelo otorrinolaringologista e a fonoaudióloga em conjunto, e o exame de videodeglutograma (exame por rádio imagem),” ressalta a doutora.
Disfagia esofagiana consiste na dificuldade da passagem do alimento pelo esôfago. Pode resultar de obstrução mecânica ou distúrbio motor ( Algumas causas de disfagia esofágica).
A disfagia de transporte é um movimento prejudicado do bolo pelo esôfago e pelo esfíncter inferior. A disfagia de transporte é percebida mais tarde no processo de deglutição, ocorrendo, geralmente, de 2 a 4 segundos ou mais depois que a deglutição é iniciada, resultando na sensação do alimento “ficar preso”.
As principais complicações que podem ser ocasionadas pela disfagia são o aumento das chances de pneumonia aspirativa; a ampliação do tempo de internações, devido à desnutrição e à desidratação; o desinteresse por alimentos; a debilitação da saúde de modo geral; e a perda da qualidade de vida.
Existem inúmeras causas para a odinofagia, sendo que a mais comum são as infecções que afetam a laringe e a faringe, como a laringite, a amigdalite e a faringite. Devido à inflamação no local, o paciente pode sentir um incômodo ao engolir que caracteriza a odinofagia.
Os vírus ou bactérias infectam células e se multiplicam na área da garganta. O sistema imune reage, desatando uma inflamação. Se o agente for um vírus, o contra-ataque do organismo acontece em toda a região. Quando a causa é uma bactéria, a batalha tende a se concentrar nas amígdalas.
O problema costuma aparecer em pessoas com mais de 40 anos e as causas mais prováveis do desgaste da válvula gastroesofágica são maus hábitos alimentares, como o excesso de café, chocolate, álcool e também o cigarro.
– Psicogênica: decorrente de manifestações de quadros depressivos, ansiosos e mesmo conversivos. Existe também a disfagia decorrente do processo de envelhecimento, causada pela redução na funcionalidade do sistema sensitivo e motor orofaríngeo, além da associação com outras causas de disfagia.