O processamento mínimo consiste em submeter hortaliças e frutos a uma ou mais alterações físicas, como lavagem, descascamento, fatiamento e corte, e em alguns casos a tratamentos químicos, tornando-os prontos para o consumo ou preparo.
Vantagens e Desvantagens de Alimentos minimamente processados Vantagens: Maior praticidade no preparo dos alimentos; Manutenção das características sensoriais e nutricionais do vegetal fresco; Ausência de desperdício devido ao descarte de partes estragadas; Maior segurança na aquisição de hortaliças limpas e embaladas; ...
Os fatores pré-colheita podem ser classificados como ambientais e culturais. Dentre os ambientais, destacam-se a temperatura, a umidade relativa do ar, a luminosidade, a textura do solo, os ventos e as chuvas.
É necessário lavar muito bem antes de ingerir as frutas e verduras, pois elas podem trazer consigo microorganismos, ovos de vermes parasitas ou resíduos de agrotóxicos. O cozimento elimina as possíveis larvas de parasitas causadoras de doenças que as carnes podem conter, como por exemplo, as larvas de da tênia.
A forma mais eficiente de higienizar as frutas e hortaliças é usar água sanitária e água corrente. “Se a gente não higieniza o melão, por exemplo, na hora de cortar a fruta, as bactérias que estão por fora, na casca, vão entrar para a polpa e a gente vai consumi-las", diz a nutricionista.
Tente colocar o que você quer comer na mesma quantidade de frutas e verduras. Coma primeiro as frutas, legumes e depois o que você está com vontade, isso vai fazer seu cérebro, com o tempo, entender que você tem vontade de comer coisas saudáveis. Mastigue bem os alimentos, e bem devagar.
Devore o nosso texto agora mesmo!
Cardápios para você ficar em forma
10 dicas para melhorar a alimentação – parte 1
Confira: 1) Fazer de alimentos in natura (frutas e Hortaliças) ou minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas) a base da alimentação. 2) Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.
Alimentos gordurosos e frituras lenta, eles fazem com que a circulação se concentre na região abdominal por mais tempo. Isso causa uma sensação de letargia e sonolência durante a digestão, que pode passar de três horas.