Tipos de comunicação organizacional
Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe comunicação!
Segundo Kunsch, existe "quatro diferentes níveis de análise dos problemas da comunicação: o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico".
A comunicação interna em uma organização é um processo amplo, que tem como objetivo provocar atitudes, sejam elas voluntárias ou não por parte dos públicos que a recebem, ou seja os públicos para os quais a empresa se dirige e visa estabelecer a reputação da organização.
Tradicionalmente se tem dito que “os meios de comunicação social possuem três funções: informar, entreter e educar. ... “A vigilância do contexto significa que os meios de comunicação de massa servem como sentinela para os indivíduos, alertando-os sobre os fatos que se sucedem ao seu redor.
A comunicação é entendida como a transmissão de uma mensagem; para isso é necessário um emissor e um receptor. Conseguimos intencionar uma mensagem através da fala, gesto, imagem ou som. Utilizando a comunicação através da linguagem conseguimos expressar informações, sentimentos e emoções de forma mais complexa.
Resposta: A comunicação, em todos esses casos, significa, para os sistemas de crença religiosa, elaborar um código capaz de transformar a diferenciação externa em diferenciação interna.
O processo de comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de, por exemplo, uma chamada telefônica. ... Os movimentos faciais e corporais, os gestos, os olhares, a entoação são também importantes: são os elementos não verbais da comunicação.
Ao contrário do que muitos pensam, ter uma boa comunicação não significa ter um vocabulário vasto. Significa saber se comunicar para que você seja compreendido de forma eficaz e clara. E as pessoas que investem seu tempo para se dedicar a comunicação, tendem a construir níveis de confiança muito mais elevados.
A comunicação é o intercâmbio de informação entre sujeitos ou objetos, ou seja, é um processo que envolve a troca de informações e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Para a Semiótica, o ato de comunicar é a materialização do pensamento/sentimento em signos conhecidos pelas partes envolvidas.
Sinceridade: a comunicação assertiva é sincera, clara e firme. Autoestima: pessoas que gostam de si não estão dispostas a expor-se a situações não desejadas, principalmente quando podem ser evitadas. Conhecimento de si: para ser assertivo, é preciso saber quais são seus desejos e seus direitos.
Não está ligada ao que é certo ou errado; está ligada à nossa maneira de expor e defender nossas posições. Ser assertivo é ser firme e direto sem sentir ou causar constrangimentos. ... Quem assume suas posições com agressividade não é assertivo; é agressivo. A assertividade é uma postura decidida, mas não agressiva.