Mediano (médio sagital) - plano vertical que passa pelo centro do corpo (linha média), dividindo-o longitudinalmente nas metades direita e esquerda. ... Para ajudar na sua compreensão, imagine que você está cortando uma maçã - cada lado do corte é um plano sagital.
Anatomia humana é o campo da biologia responsável por estudar a forma e a estrutura do organismo humano, bem como as suas partes. O nome anatomia origina-se do grego ana, que significa “parte”, e tomnei, que significa cortar, ou seja, é a parte da biologia que se preocupa com o isolamento de estruturas e seu estudo.
Eixos do corpo humano
Planos e eixos Planos de ação são linhas fixas de referência ao longo das quais o corpo se divide. ... Os movimentos que ocorrem neste plano são abdução e adução. O plano sagital passa através do corpo da frente para trás e o divide em direita e esquerda.
Os movimentos desta articulação são: flexão, extensão, abdução, adução, rotação medial, rotação lateral, circundução.
Eixo longitudinal é um eixo imaginário que corta a aeronave do nariz até a cauda, ou da cauda para o nariz. É o eixo do maior comprimento de uma seção.
Eixos de movimento Os eixos de movimentos são linhas imaginárias paralelas aos planos de movimento que são traçadas no individuo como ele estivesse em um paralelepípedo (visto anteriormente).
Plano Mediano
Plano transversal ou horizontal, é DEFINIDO como um plano que DIVIDI nosso corpo em PARTE SUPERIOR E INFERIOR. ... Agora podemos por exemplo deslocar o plano transversal ou horizontal para a ARTICULAÇÃO DO QUADRIL, nessa região corporal teremos movimentos de ABDUÇÃO E ADUÇÃO DO QUADRIL, e também com o EIXO LONGITUDINAL.
5. PLANO HORIZONTAL • Denomina-se plano Horizontal todo o plano paralelo ao plano horizontal de projeção. Um plano Horizontal sempre será perpendicular ao plano vertical de projeção, possuindo apenas traço vertical. O traço vertical de um plano Horizontal apresenta-se paralelo à linha de terra.
O movimento no plano transversal é circular e ocorre em torno de um eixo vertical, como na rotação do tronco ao redor da coluna vertebral ou aproximando os braços em uma mosca no peito.
Na anatomia humana, o termo variação anatômica se refere a uma estrutura anatômica não-patológica que é diferente do que é observado na maioria das pessoas. a estrutura e a arquitetura ou características morfológicas dos animais não são padronizadas,ocorre uma variação.
Variações anatômicas são diferenças morfológicas entre elementos que compõem um grupo humano. Pode ser externamente ou em qualquer sistema do organismo sem que traga prejuízo funcional ao indivíduo.
Diante do exposto, podemos definir variação anatômica como sendo toda diferença morfológica que não acarreta transtorno funcional. Um outro exemplo mostra a figura 6: Dois estômagos que são diferentes quanto à forma. Vê-se claramente que o estômago a é alongado enquanto que o estômago bé curto.
As variações são individuais e são decorrentes dos seguintes fatores, como idade, sexo, raça, biótipo e evolução. Estes são, em conjunto, denominados fatores gerais de variação anatômica.
O indivíduo é classificado como normolíneo quando o ângulo é igual a 90 graus; brevilíneo quando é maior do que 90 graus, e longilíneo quando é menor do que 90 graus9.
Significado de Brevilíneo adjetivo Diz-se do indivíduo cujo corpo é mais baixo e largo do que o padrão normal. Que possui fios ou linhas de tamanho ou dimensão curta. substantivo masculino O indivíduo assim constituído.
Que tem uma constituição intermédia entre o brevilíneo e o longilíneo.