PAS - pressão sistólica; PAD - pressão diastólica; PP - pressão de pulso; PAM - pressão arterial média; FC - frequência cardíaca; VOP - velocidade da onda de pulso; HAS - hipertensão arterial sistêmica.
A pressão sistólica, ou máxima, é aquela que marca a contração do músculo cardíaco, quando ele bombeia sangue para o corpo. A diastólica, por sua vez, é a do momento de repouso, em que os vasos permanecem abertos para o sangue passar. Com a idade, é até mais comum que a pressão sistólica dê uma subidinha.
A VI Diretrizes Brasileiras de hipertensão arterial de 2010 estabelece como normal o valor da pressão arterial sistólica (PAS) menor que 130mmHg e diastólica (PAD) menor que 85mmHg.
Contudo, cada um reflete diferentes fatores relacionados à saúde vascular. Enquanto a pressão arterial é a medida da força do sangue que flui contra as paredes das artérias, a frequência cardíaca, também chamada de pulso, é a quantidade de vezes que o coração bate a cada minuto.
A pressão de pulso (PP) corresponde à diferença entre a pressão arterial sistólica (PAS) e a diastólica (PAD) as quais dependem da compliance da aorta e grandes artérias e do débito cardíaco1,2.
A pressão de pulso é o resultado da contração cardíaca e das propriedades da circu- lação arterial, representando o componente pulsátil da pressão arterial2, é influenciada pela fração de ejeção, rigidez das grandes artérias, redução precoce da onda de pulso e também pela fre- qüência cardíaca2.
PRESSÃO ARTERIAL NORMAL – pacientes com pressão sistólica menor que 120 mmHg e pressão diastólica menor que 80 mmHg. PRÉ-HIPERTENSÃO – pacientes com pressão sistólica entre 120 e 129 mmHg ou pressão diastólica menor que 80 mmHg.
Uma pressão sanguínea saudável é 120/80 ou menos, mas quanto menor a pressão, melhor. 140 / 90 mmHg é o nível usado para diagnosticar pressão alta para todos, independentemente da sua idade.
- Coloque a braçadeira ao redor do braço do paciente (de preferência o esquerdo), ficando a mesma cerca de 2 cm acima da fossa cubital (dobra do braço). - Palpe a artéria braquial logo abaixo da fossa cubital e ponha o diafragma do estetoscópio em cima desta.
Como abordamos, a pressão arterial saudável ideal para um adulto que está em repouso abaixo de 140/40 mmHg, sendo o ótimo em torno de 120/80 mmHg. Quando o valor está superior à média, o indivíduo está sofrendo de hipertensão ou pressão alta.