(Rawls, 2003, p. 115). Dessa forma, indivíduos razoáveis e racionais farão escolhas sob o manto do “véu de ignorância”a significar que as partes não conhecem a posição social, ou a concepção de bem que desejam, nem as características das pessoas que representam.
Segundo John Rawls, o modelo de justiça ideal é aquele proveniente de um acordo social entre os cidadãos. ... Esse aspecto se ajusta perfeitamente ao ideal capitalista, que é inevitável nas sociedades modernas, tendo na democracia a importante condição de ordem social e mútuo desenvolvimento.
Nela, Rawls tenta resolver o problema da justiça distributiva, a distribuição socialmente justa de bens em uma sociedade, por meio da utilização de uma variante do conhecido dispositivo do contrato social. A teoria resultante é conhecida como "justiça como equidade", e dela Rawls deriva seus dois princípios de justiça.
Fiel à tradição liberal, Rawls considera o princípio da liberdade anterior e superior ao princípio da igualdade. ... Tais princípios exercem o papel de critérios de julgamento sobre a justiça das instituições básicas da sociedade, que regulam a distribuição de direitos, deveres e demais bens sociais.
Este princípio da liberdade pode ser encontrado no inciso do II do art. 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, onde é estabelecido que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”.
Disciplina: Filosofia e Sociologia do Direito | Assunto: É uma característica fundamental da teoria da justiça de John Rawls, na interpretação de Roberto Gargarella: a) Utilitarismo, na forma da postura que considera um ato como correto quando maximiza a felicidade geral.
Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio que, por si só, deve ser razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social.
Os atos de retribuição estão diretamente relacionados com os atributos da santidade e da sua ira. Eles mostram que os seres racionais não podem ficar sem punição, nem escapar de suas conseqüências. Deus é um ser absolutamente justo e ele sempre dá a paga que os homens merecem.
Tem como objetivo a punição do infrator, sendo irrelevante o efeito de retribuir o mal do crime com o mal da pena. Elimina-se, desta feita, a transação ou a conciliação, sustentando que o delito é uma afronta à sociedade.
Com relação ao infrator, na Justiça Retributiva este é considerado em suas faltas e sua má-formação e raramente tem participação; na Justiça Restaurativa, é visto no seu potencial de responsabilizar-se pelos danos e conseqüências do delito, interage com a vítima e com a comunidade, vê-se envolvido no processo, ...
Instrui vem do verbo instruir. O mesmo que: adestra, doutrina, educa, ensina, informa, inteira, leciona, ordena.
Em Timóteo 3,16, temos a confirmação de que toda a Bíblia é inspirada por Deus: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”.
verbo transitivo direto e bitransitivo Censurar, advertir ou aconselhar com veemência (intensamente): o avô repreendeu-a. verbo intransitivo Fazer uma acusação contra (algo ou alguém); acusar: repreendeu o bandido pelo assassinado planejado. Etimologia (origem da palavra repreender). Do latim reprehendere.
Significado de Admoestar verbo bitransitivo Aconselhar alguém quanto à sua maneira de proceder, para que a corrija de alguma forma; advertir, avisar, prevenir. Pouco usual.
Provérbios 1:25 – “Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão”. Provérbios 3:11 – “Meu filho, não despreze a disciplina do Senhor nem se magoe com a sua repreensão”. ... Provérbios 13:1 – “O filho sábio acolhe a instrução do pai, mas o zombador não ouve a repreensão”.
adjetivo Censurado; que foi alvo de repreensão, de censura: manifestante repreendido. Advertido; que recebeu alguma advertência; que foi avisado sobre alguma coisa. Etimologia (origem da palavra repreendido). Part. de repreender.
Na Bíblia, todas as pestes e epidemias são anunciadas como um castigo divino. A ira de Deus é uma expressão antropopática para atitude de repreensão contra o pecado por Deus. ... João 3:36 - "O que crê no Filho, tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho, não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus."
Provérbios 12.