O tiro de 7 metros é a infração máxima do jogo de handebol. Ela se assemelha ao pênalti do futebol e futsal, e ao lance livre do basquetebol. Para ser assinalado um tiro de 7 metros o árbitro deve, em seu julgamento, entender que a falta assinalada ocorreu em um momento claro de gol da equipe que ataca.
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol.
O tiro de meta é sempre executado pelo goleiro, sem o apito do árbitro. É concedido em situações em que um jogador da equipe adversária invadir a área do gol ou tocar a bola enquanto ela está parada ou rolando dentro da área de gol.
O tiro de meta é cobrado quando um adversário arremessa à baliza e a bola sai pela linha de fundo, tocada ou não pelo goleiro. Somente o goleiro pode executar o tiro de meta. O tiro de meta deve ser executado dentro da área de goleiro e durante o arremesso o goleiro, se quiser, pode tirar o pé de apoio do chão.
O tiro de meta ou pontapé de baliza é um dos métodos para reiniciar a partida. Deve ser feito pela equipe defensiva quando a bola sair completamente do campo pela linha de fundo sem que um gol tenha sido marcado, tendo sido tocada por último por um jogador atacante adversário.
A bola tem que sair da áreaw No lance, o goleiro não pode receber a bola com as mãos. Se a bola não sair da grande área, deve ser cobrado um novo tiro. Não se pode marcar gols a partir de um tiro de meta. Os jogadores adversários devem estar fora da grande área até que o chute tenha sido transferido.
O arremesso de meta acontece sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo. A execução do arremesso de meta é realizada exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mãos, de qualquer ponto da área penal. Durante o arremesso de meta o goleiro poderá…
Um gol pode ser anotado diretamente de um tiro de meta, porém somente contra a equipe adversária. ... a bola tenha ultrapassada em sua totalidade a linha de meta, seja por terra ou pelo ar, depois de haver tocado por último um jogador da equipe atacante, e não tenha marcado um gol conforme a Regra 10.
Um jogador estará impedido quando estiver no campo de ataque e à frente do último adversário (menos o goleiro). ... Também não está impedido o jogador que receber bola diretamente de tiro de meta, escanteio ou arremesso lateral. Em caso de impedimento, o árbitro concede um tiro livre indireto para a equipe adversária.
Na competição brasileira as equipe da casa ficam, de acordo, com as médias obtidas, impedidas em média 2,44(DV ±1,84) vezes por jogo, enquanto os visitantes encontravam-se em situação de fora de jogo 2,44(DV ±1,91) vezes por partida.
– Para um gol ser validado, a bola deve passar por completo a linha de gol. Se parte de sua circunferência estiver sobre a linha, o gol não será válido; – Quando um time sofre um gol, ele recebe a posse de bola. A saída de jogo é dada no meio da quadra, igual ao início de uma partida.
Metas: Os chamados “gols” ficam localizados sobre a linha de meta com altura de 2 metros e 3 metros de largura.
Um jogador estará em posição de impedimento somente se: ... Condição 3: O jogador está no campo de ataque; e. Condição 4: O jogador está mais próximo da linha de fundo adversária do que a própria bola; Condição 5: Um ou nenhum adversário está mais próximo da linha de fundo adversária do que o jogador.
Finta: A finta no futsal é diferente do drible pois é feita sem o domínio da bola, também conhecida como drible de corpo. A Finta é um movimento criativo, com mudança de direção, sem a bola, feito para enganar o adversário com o objetivo de alcançar ou receber a bola.
A Finta no Handebol é executada quando um jogador com a posse da bola, ameaça realizar um movimento em determinada direção para enganar e desequilibrar a marcação do adversário e realizar o movimento em outra direção.
Drible - tentativa de enganar, de ludibriar. Finta - A finta é um movimento que o jogador realiza para enganar ou desequilibrar o adversário, através de mudança de direção ou giro, com a bola ou sem ela.
Diferentemente do drible, a finta é um movimento realizado sem a posse da bola. Ele tem por objetivo principal deslocar o adversário e fugir de sua marcação. ... Seu objetivo maior é o de levar o adversário - geralmente é o marcador - a pensar que quem fez a finta irá para um lugar quando este vai para outro.
Quais são as posições dos jogadores futsal
Função. O ala ou extremo, tem uma função parecida com a do armador, que precisa "ler" todo o campo de jogo. A responsabilidade de fechar um contra-ataque é totalmente dele e do ala-armador. O ala também participa das disputas pelos rebotes, juntamente com o ala-pivô e o pivô.
Existem 4 posições no Futsal: Guarda-Redes, Fixo, Ala e Pivô; Goleiro: é o último jogador de defesa e o único que pode segurar a bola com as mãos.
1- A partida será disputada entre duas equipes compostas, cada uma, por no máximo de 5 (cinco) jogadores, um dos quais, obrigatoriamente, será o goleiro.
As metas ou traves no Futsal possuem medidas de 2 metros de altura por 3 metros de largura, sendo o diâmetrode cada trave de 8 centímetros, aaltura total da meta (incluindo a trave) é de 2,08 metros e a largura total dameta é de 3,16 metros.
goleiro:defender e impedir que a bola entre no gol do seu time. fixo:é tipo um zagueiro,mas tem que defender e ajudar o goleiro na defesa. ala-direito:fica na parte direita da quadra indo e voltando para ajudar no ataque e na defesa do lado direito. ala-esquerdo:a mesma coisa do ala-direito porém do lado esquerdo.
Lei 4 - O equipamento dos jogadores
Fixo: defende os ataques da equipe adversária. A função é a mesma que a do zagueiro do futebol de campo. Alas (esquerdo e direito): trabalham nas laterais da quadra, criando jogadas de ataque e conduzindo a bola até o gol adversário. Pivô: principal jogador de ataque, fica mais próximo ao gol adversário.
Regras do Futsal. No futsal nunca se deve colocar a mão na bola. O único jogador que pode é o goleiro que usa uma luva para defender a marcação de gol pela equipe adversária. Como o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão).