A escavação retouterina, bolsa de Douglas, saco de Douglas ou ainda espaço de Douglas é uma extensão da cavidade peritoneal localizada posteriormente ao útero. Separa a parte supravaginal do colo do útero e o corpo do útero do colo sigmoide e do reto.
O saco de Douglas encontra-se na parte de baixo do abdómen, localizando-se, nas mulheres, entre o útero e o reto e nos homens entre a bexiga e o reto. Esta membrana que cobre a cavidade abdominal tem como principal função suportar os órgãos.
Muitas vezes a presença do líquido exsudato pode ser resultado de alterações hormonais, principalmente vindos do ciclo de menstruação de uma mulher. Nessa época, é comum ter entre um e cinco milímetros de líquido no fundo do saco de Douglas.
Uma pequena quantidade de líquido no fundo de saco de Douglas pode ser normalmente encontrada em mulheres normais e assintomáticas. Esse líquido não significa que você tem algum problema de saúde. O líquido pode estar aumentado em processos inflamatório da pelve como doença inflamatória pélvica e endometriose.
O líquido na cavidade uterina pode ser sangue se você estava menstruada, ou líquido inflamatório no caso de uma doença inflamatória pélvica, ou acumulo de secreção mucoide na cavidade uterina, etc. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.
A bexiga normalmente deve ter um conteúdo líquido (urina). Na ultra-sonografia, exame de imagem frequentemente utilizado para avaliar as vias urinárias, seu interior é descrito como anecoico ( ou seja: não produz ecos no ultra-som).
adjetivo Que não causa eco, que não repete o som pela reflexão de suas ondas sonoras. Que não se consegue visualizar pela ultrassonografia, por não originar ecos: conteúdo, cisto anecoico. ... Etimologia (origem da palavra anecoico). An + ecoico, do latim echoico, "que produz eco".
Significa aparentemente uma vesícula normal vista pela ultrassonografia. A única ressalva é esse conteúdo homogêneo. A descrição esperada era conteúdo anecoico (ou seja, ela fica preta no seu interior na imagem). Se não foram descritos cálculos, pólipos e nem barro biliar, fique tranquilo (a).
De acordo com o Dr. Márcio Alcântara a resposta é sim, quem tem cisto pode engravidar! O médico explica que ao contrário do que muita gente pensa, o cisto no ovário não é impedimento para engravidar, mas ele pode dificultar o processo devido às alterações hormonais produzidas pela situação.
Os cistos no ovário impedem a gravidez. Mito. É muito raro um cisto ovariano causar infertilidade, mas ele pode dificultar a concepção devido às alterações hormonais que provoca. É recomendável que a mulher faça o acompanhamento do cisto ovariano antes de tentar engravidar.
Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Converse com ele sobre a liberação para relações sexuais, para uma gravidez, para atividades físicos e para atividades de vida habituais. Geralmente 1 a 3 meses são necessários para a liberação para uma gravidez.
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é, por muitas vezes, uma das causas na dificuldade para engravidar. E essa é uma das maiores dúvidas das pacientes. Mas, felizmente, a resposta é sim.
Ovários policísticos e gravidez: Ter ovários policísticos dificulta a gravidez? Não. As mulheres com ovários policísticos que não possuem sintomas não perdem capacidade reprodutiva. No entanto, algumas mulheres podem apresentar uma pequena dificuldade de ovulação, com certos atrasos na menstruação.
O citrato de clomifeno, que é o tipo de agente mais utilizado nos indutores de ovulação para quem tem ovários policísticos, serve para aumentar os níveis de hormônios e, consequentemente, fazer com que os ovários possam liberar o óvulo.
Tratamento para engravidar: pode ser feito com a ingestão de um medicamento que estimula a ovulação, como Clomifeno ou Metmorfina, aumentando as chances de a mulher engravidar.
Remédio caseiro para ovário policístico
A pílula anticoncepcional oral (ACO) tem sido um tratamento comprovado eficaz para mulheres com SOP que não estão tentando engravidar.
A partir de cerca de 3 ciclos após o início do tratamento é possível ver os resultados. Para mulheres obesas que desejam engravidar, o uso da metformina é combinado como um combatente do alto colesterol e regulador dos níveis hormonais e dos males que o colesterol causa.
Com quanto tempo eu posso engravida tomando metformina? A Metformina não dificulta a gravidez, pelo contrário, até facilita a ovulação em mulheres que tenham a Síndrome dos Ovários Policísticos. Caso engravide, não precisa suspender a medicação.
A utilização da metformina por 24 meses em mulheres com síndrome dos ovários policísticos com peso normal ou excesso de peso, está associada com a melhora dos parâmetros hormonais e com a melhora na regularização dos ciclos menstruais da pacientes.
A metformina demora cerca de 3 semanas para um melhor efeito. Se vc está usando a mais tempo, convém retornar em consulta com seu médico para adequar o tratamento.
Confira: Evite suspender o uso do medicamento caso note que não houve mudança nos níveis glicêmicos. A metformina pode demorar até 3 ou 4 semanas para alcançar o efeito esperado; Fale com seu médico antes de parar de tomar a metformina.
De 2 a 4 horas depois da refeição, os níveis de açúcar no sangue já devem ter voltado ao normal. Caso ela esteja quase sempre alta, é bom verificar se a dose do seu medicamento está adequada.
A metformina não emagrece. O que emagrece é a alimentação correta e atividade fisica que devem ser sempre indicados para o paciente com diabetes. Mudando a alimentação após o diagnóstico de diabetes, as pessoas tendem a perder peso. Outra causa de perda de peso em pacientes com diabetes é a descompensação da doença.
E, diferentemente da maioria dos remédios contra a doença, ajuda a emagrecer. É que a metformina facilita a ação da insulina produzida pelo pâncreas. Conseqüentemente, o teor desse hormônio no sangue também cai. Como a insulina aumenta a formação de gordura, esse efeito da metformina auxilia no emagrecimento.
1500 mg a 2000 mg por dia, divididos em 2 ou 3 doses diárias (dose inicial de 500 mg por dia, com incrementos de 500 mg a cada 1 ou 2 semanas). Nos comprimidos de liberação prolongada, a dose é de 1000 mg duas vezes por dia (dose inicial de 500 mg por dia, com incrementos de 500 mg a cada 1 ou 2 semanas).
A metformina pode ajudar a emagrecer porque reduz o apetite ao controlar e manter constante o nível de açúcar do sangue, no entanto este não é um medicamento recomendado para emagrecer.
1. Qual o melhor horário para tomar a metformina? Por causa da possibilidade de náuseas e/ou dor abdominal no início do tratamento, recomenda-se tomar os comprimidos de metformina junto ou logo após a refeição. Daí a tolerância é melhor.
3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Você não deve tomar cloridrato de metformina: - se tiver hipersensibilidade (alergia) à metformina ou aos outros componentes da fórmula; - se estiver com problema de funcionamento do fígado ou dos rins; - se tiver diabetes não controlada, com hiperglicemia ou cetoacidose grave.
Como a semaglutida emagrece Essa molécula possui três importantes funções: melhorar a secreção de insulina no pâncreas, induzir o estômago a esvaziar mais devagar e controlar as sensações de fome e saciedade no cérebro. “O GLP-1 permanece pouquíssimo tempo, cerca de um minuto e meio, no sangue.