A hidrólise, hidro ( água ), lise ( quebra ), corresponde a um processo químico que envolve a quebra de uma molécula em presença de água.
Hidrólise significa quebra de uma molécula pela água. A hidrólise salina pode ser definida como a reação entre moléculas de água e um sal, resultando em um ácido ou uma base fraca. Os íons provenientes de um sal, dissociados em solução aquosa, reagem com a água tornando a solução ácida, básica ou neutra.
O processo de hidrólise proteica consiste na clivagem química ou enzimática de moléculas de proteínas em pequenos peptídeos de tamanhos diversos e, eventualmente, em aminoácidos.
Desnaturação é a modificação na estrutura de uma proteína, devido a agentes químicos, como o calor. Hidrólise é a reação química em que moléculas são "quebradas" por meio de adição de água.
A reação de condensação é uma reação química em que duas moléculas se combinam para formar uma única molécula, descartando outra molécula menor durante o processo. A reação de hidrólise é uma reação química de quebra de ligação química de uma molécula com a adição de uma molécula água.
A única exceção é o poliuretano: na reação de condensação, através da qual ele é obtido, não há liberação de moléculas. Os principais compostos liberados além da água são: cloreto de hidrogênio (HCl), amônia (NH3) e o cianeto de hidrogênio (HCN).
Para "prevenir", recomenda se armazenagem em temperaturas abaixo de 30°C e umidade relativa do ar abaixo de 70% (o que as vezes no Brasil, principalmente na época das chuvas pode ser difícil de ser alcançado).
A hidrólise é a quebra de uma molécula pela ação da água. A molécula de água libera para a solução íons H+ e OH- e quando uma molécula é quebrada um hidrogênio da molécula de água é transferido para um dos fragmentos dessa molécula, e a hidroxila para outro, com isso formando novos compostos.
A hidrólise é uma reação onde á uma quebra de ligação de uma molécula, utilizando água. Ocorre principalmente entre um íon e as moléculas de água e, muitas vezes altera o pH de uma solução. Em química, há três tipos principais de hidrólise: sal de hidrólise, a hidrólise ácida, e de hidrólise básica.
Durante a esterificação, o grupo hidroxila (OH) do álcool interage com o hidrogênio (H) ionizável da hidroxila do ácido e forma a molécula de água. Já o éster é formado pela ligação do radical (R) do álcool com o oxigênio, que sobrou da hidroxila do ácido depois da formação da água.
As reações de esterificação ocorrem entre um ácido carboxílico e um álcool, formando um éster e água. Basicamente, as reações de esterificação são aquelas em que um ácido carboxílico reage com um álcool e produz éster e água.
A saponificação é a hidrólise alcalina de ésteres provenientes de ácidos graxos. A reação é assim denominada porque o sal formado recebe o nome de sabão.
A reação de esterificação é aquela que ocorre entre um ácido carboxílico e um álcool, originando os produtos água e o próprio éster; por isso essa reação é denominada esterificação.
Na reação de oxidação ocorre a perda de elétrons, enquanto a reação de redução consiste em ganhar elétrons. A Oxidação pode ocorrer em três circunstâncias: quando se adiciona oxigênio à substância, quando uma substância perde hidrogênio ou quando a substância perde elétrons.
Existem quatro tipos de reações de oxidação orgânicas, que são: combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética.
Quem sofre oxidação é quem perde elétrons, aumentando seu nox. Quem sofre redução é quem ganha elétrons, diminuindo seu nox.
3. Classificação das reações e dos agentes em reações de óxido-redução: se houver uma perda de elétrons a reação será chamada de reação de oxidação; quando há ganho de elétrons é chamada de reação de redução. O elemento que sofre oxidação é chamado de agente redutor e o que sofre redução é chamado de agente oxidante.
O átomo ou íon que perde elétrons sofre uma oxidação e o que ganha sofre uma redução. Neste caso temos dois metai, o zinco e o cobre, porém o zinco tem maior tendência em doar elétrons, por isso ele que sofrerá a oxidação.
O NOX, ou Número de Oxidação, é um número com carga positiva ou negativa que indica se um determinado átomo está com deficiência ou maior quantidade de elétrons quando estabelece uma ligação química com outro átomo, igual ou diferente a ele, ou em uma reação química.
Número de Oxidação (Nox) indica o número de elétrons que um átomo ou (íon) perde ou ganha para adquirir estabilidade química. Quando o átomo (ou íon) perde elétrons, seu Nox aumenta, quando ganha elétrons, seu Nox diminui. A soma dos Nox de todos os átomos de uma molécula é sempre igual a zero.
Os que possuem número de oxidação +1 são os metais alcalinos (Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) e a prata (Ag). Os compostos que possuem número de oxidação +2, são os alcalino terrosos (Be, Mg, Ca, Sr, Ba, Ra) e o zinco (Zn). Nos compostos o alumínio possui número de oxidação +3.
Regras Básicas Nox 2) NOX fixo – os elementos da família 1ª possuem NOX fixo igual a + 1; enquanto metais alcalinos terrosos, igual a + 2; Prata, Zinco e Alumínio possuem NOX fixo +1, +2 e +3, respectivamente. 3) O hidrogênio quando ligado a não- metais assume NOX +1 e quando ligado a metais (hidretos) possui NOX -1.