A luz é um bom exemplo deste tipo de onda. Note que a luz do Sol chega até nós mesmo existindo vácuo no espaço. Outros exemplos de ondas eletromagnéticas são as microondas, as ondas de rádio etc.
Tipos de fenômenos ondulatórios
Resposta: E o fenômeno da difração . Explicação: quando uma onda passa por um obstáculo e se propaga Toda onda pode passar por o fenômeno da difração.
Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo ou uma superfície que separa duas regiões, esta interage com ele, o que gera alguns comportamentos específicos. Estes são chamados fenômenos ondulatórios, tema de física importante para o Enem.
difração
Fenômenos ondulatórios Qualquer que seja o tipo de onda, ela está sujeita aos fenômenos da reflexão, refração e difração.
Efeito Doppler é um fenômeno físico ondulatório que ocorre quando existe aproximação ou afastamento relativo entre uma fonte de ondas e um observador. ... Assim, mesmo que a fonte das ondas ou o observador mova-se, a velocidade de propagação da onda não será alterada.
movimento ondulatório. Um pulso de onda é uma perturbação que se propaga através de um meio. Uma onda pode ser mecânica se ela se propaga em um meio material (como o som, ou a onda em uma corda), ou não (como a luz, que é uma onda eletromagnética, e que se propaga no vácuo).
(PUC-RS) Quando uma ambulância se aproxima ou se afasta de um observador, este percebe uma variação na altura do som emitido pela sirene (o som percebido fica mais grave ou mais agudo). Esse fenômeno é denominado Efeito Doppler.
O elemento que provoca uma onda é denominado fonte, por exemplo, uma pedra lançada nas águas de um rio gerarão ondas circulares. São exemplos de ondas: ondas do mar, ondas de rádio, som, luz, raio-x, micro-ondas dentre outras.
Ondas são perturbações que se deslocam no espaço transportando, exclusivamente, energia de um ponto a outro, sem realizar transporte de matéria. Existem ondas de natureza mecânica, eletromagnética e gravitacional. Explicação: ... A figura abaixo apresenta uma onda e seus elementos.
Raio de onda é uma linha orientada que tem origem na fonte de ondas e é perpendicular às frentes de onda, traçada de modo a indicar a orientação da propagação da onda em cada ponto do meio.
A amplitude de uma onda é a distância que vai do seu eixo até o seu ponto mais elevado (crista da onda). O comprimento de onda equivale à distância entre duas cristas consecutivas, dois vales consecutivos ou dois pontos correspondentes consecutivos da onda.
comprimento de onda( ): distância entre dois pontos equivalentes, pertencentes a dois pulsos consecutivos; freqüência (f): taxa de repetição de uma determinada vibração. A freqüência de uma onda é a freqüência de vibração da fonte que a produziu.
Para descobrir o comprimento de onda de uma onda, é preciso dividir sua velocidade pela sua frequência. Sendo assim, a fórmula é: Comprimento de onda = Velocidade da onda/Frequência. O comprimento de onda geralmente é representado pela letra grega lambda, λ. A velocidade,pela letra "v".
) que pode ser definido como o intervalo mínimo de tempo em que um padrão de vibração se repete em um certo ponto no espaço.
A distância entre dois nós ou dois ventres consecutivos é igual à metade do comprimento de onda (λ/2). A distância entre um ventre e um nó consecutivo é igual a um quarto do comprimento de onda (λ/4). Um fuso corresponde à distância entre dois nós consecutivos, ou seja meio comprimento de onda.
Quando uma onda incidente encontra-se com uma onda refletida por uma extremidade fixa de uma corda, formam-se ondas estacionárias, também conhecidas como harmônicos. ... As ondas estacionárias são assim chamadas pelo fato de não se propagarem ao longo do espaço.
A distância entre dois ventres consecutivos é igual a meio comprimento de onda, ou seja, (λ/2), temos que a frequência é dada por f = v/λ.
Numa progressão, para você descobrir a qual campo harmônico pertence os acordes envolvidos, você deve começar sempre pelo acorde dominante (porque na maioria das vezes ele resolve na tônica, primeiro grau de uma escala), daí você analisa os acordes anteriores ao dominante e depois os posteriores...na tonalidade Menor ...
Frequência Fundamental: A frequência fundamental determina a altura (pitch) do som, e é chamado também primeiro harmônico.
Se tratando de música, harmônico se refere ao tipo de som que está em equilíbrio, compatível com uma certa coerência e regra musical. No ramo da acústica, um harmônico é uma onda de frequência específica de vibração, que tem como consequência causar o fenômeno de ressonância.
Cordas Vibrantes: Os corpos possuem várias freqüências de ressonância, que podemos chamar de modos harmônicos. Produzindo-se uma perturbação em um dado local de uma corda esticada, essa perturbação irá se propagar por toda a corda em forma de onda. ... Assim se configura uma onda estacionária.