A literatura tem por objetivo recriar a realidade através da visão de um autor, dos seus sentimentos e técnicas narrativas. O que diferencia essa manifestação artística das outras é a palavra, sua matéria prima.
O principal objetivo da LITERATURA é, paulatinamente, gradativamente, despertar a sensibilidade, coadunando no próprio ESCRITOR o seu senso de equilíbrio, o seu senso de harmonia e o seu senso de disciplina.
A Teoria Literária tem como objetivo o estudo da Literatura como área do conhecimento. É possível, por exemplo, observar um livro ou um conjunto de obras produzidas em determinado período como o registro de uma época, encontrar sinais de mudança social e até mesmo identificar traços de evolução da psique humana.
A área de Estudos Literários, também com duas linhas de pesquisa, caracteriza-se pelos estudos historiográficos da literatura brasileira, perpassados pela discussão entre o que é central e periférico, e pelos estudos de obras literárias em seu processo de invenção, em suas formas e estruturas estéticas, e em suas ...
→ Linguagem literária: pode ser encontrada na prosa, em narrativas de ficção, na crônica, no conto, na novela, no romance e também em verso, no caso dos poemas. Apresenta características como a variabilidade, a complexidade, a conotação, a multissignificação e a liberdade de criação.
A arte literária está relacionada com a leitura de textos verbais. Por isso, ela é considerada como sendo a arte construída pelas palavras. A Literatura é uma das formas de expressão artística.
Arte pela arte é um sistema de crenças que defende a autonomia da arte, desligando-a de razões funcionais, pedagógicas ou morais e privilegiando apenas a Estética. A origem desse conceito remonta a Aristóteles, mas só foi desenvolvido e consolidado em meados do século XVIII.
A arte literária é concebida com a arte da palavra, materializada pela expressão do pensamento do artista seguindo as vivências relativas a cada época, a cada momento.
A Literatura é um tipo de manifestação artística e é conhecida como sendo a arte das/com as palavras.
A Literatura está presente em todas as civilizações, das mais antigas tribos até no cotidiano das grandes cidades contemporâneas. Seja nos livros clássicos, seja nos muros das capitais, manifestações verbais podem ser consideradas expressões literárias.
A literatura é uma manifestação artística que usa a palavra como matéria-prima, extraindo dela seus múltiplos significados ou usando-a como instrumento para falar da realidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) A literatura utiliza a língua como um instrumento de comunicação e interação.
Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).
Escolas literárias
Entre os principais movimentos literários estão: Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Simbolismo, Parnasianismo, Modernismo e Concretismo.