As etapas dos exames laboratoriais podem ser divididas em três grandes categorias: a fase pré-analítica, a analítica e a pós-analítica.
Finalidade: avaliar sinais de hiperpotassemia e hipopotassemia. Avaliar alterações neurológicas, endócrinas e musculares. É muito útil na avaliação de arritmias cardíacas. É utilizado para acompanhar os pacientes que fazem uso de potássio e diuréticos, principalmente nos hipertensos.
O exame de urina, também conhecido como exame de urina tipo 1 ou exame EAS (Elementos Anormais do Sedimento), é um exame normalmente solicitado pelos médicos para identificar alterações no sistema urinário e renal devendo ser feito através da análise da primeira urina do dia, já que encontra-se mais concentrada.
PCR (ou proteína C reativa); Proteínas Totais; Sódio (ou Na+); Urina tipo 1 (ou U1 ou EAS).
HMG-CoA redutase (ou 3-hidroxi-3-methyl-glutaril-CoA redutase ou HMGR) é uma enzima da via do mevalonato, a via metabólica que produz o colesterol e outros isoprenóides. Esta enzima é o alvo para inúmeros fármacos disponíveis no mercado para baixar o colesterol conhecidos coletivamente como estatinas.
N) EAS ou Urina Tipo I É o exame básico de urina.
Odor: A urina possui um cheiro característico e normal denominado Suis Generis (S.G.). É muito comum encontrar em urinas de pacientes diabéticos um cheiro de frutas. Aspecto: A urina possui um aspecto transparente a clara.
Exames de sangue: quais são os mais comuns?
HCM – Hemoglobina Corpuscular Média.
Contagem de Hemácias (RBC) O que esse item do Eritrograma avalia é justamente o número de Hemácias por unidade de volume de sangue. Quando que esse valor vai estar aumentado? A primeira causa que a gente pensa é se houver uma produção exacerbada dessas células.
Agora você já sabe como o exame de glicemia (glicose) é fundamental para gerenciar sua taxa de açúcar no sangue e prevenir e cuidar da diabetes e de outras condições graves de saúde.
O sistema HemoCue® WBC permite a determinação quantitativa da contagem leucocitária (WBC, sigla do inglês white blood cells) em sangue total capilar ou venoso. O analisador HemoCue® WBC destina-se a ser utilizado apenas com microcuvetes HemoCue® WBC, para uso em diagnóstico in vitro.
Os linfócitos, especificamente, costumam ser aumentados quando há alguma infecção e sua quantidade serve como um indicativo para diversas doenças, como gripe, alergia, toxoplasmose, rubéola, leucemia e até mesmo HIV. Normalmente o resultado dos linfócitos vem discriminado junto com os leucócitos no hemograma completo.
Os três primeiros dados, contagem de hemácias, hemoglobina e hematócrito, são analisados em conjunto. Quando estão reduzidos, indicam anemia, isto é, baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Quando estão elevados indicam policitemia, que é o excesso de hemácias circulantes.