Qual O Nome Da Ponte Estaiada?

Qual o nome da ponte estaiada

Esse método construtivo permite obter pontes extensas com visual arrojado, que normalmente as torna cartões postais nos locais onde são construídas. Além de seu diferencial estético, essas pontes oferecem uma solução técnica eficiente para vencer grandes vãos e são amplamente utilizadas em áreas onde a construção de pontes tradicionais pode ser impraticável ou custosa.

O projeto da ponte utilizou técnicas inovadoras de construção, como a introdução de uma treliça lançadeira (BERD), importada de Portugal, que possibilitou a execução de cada trecho da ponte em apenas quatro dias, quando o prazo inicial previa uma semana para cada segmento.

Estruturas arrojadas e eficientes

Também chamada de Erasmusbrug, essa ponte estaiada basculante atravessa o rio Nieuwe Maas, no centro de Rotterdam, nos Países Baixos. Inaugurada em 1996, a ponte foi nomeada em homenagem a um proeminente humanista cristão renascentista também conhecido como Erasmo de Roterdã. Com uma torre assimétrica de 139 metros de altura, a ponte é conhecida como “O Cisne”. Possui uma seção basculante de 89 metros de comprimento para a passagem de navios. A Ponte Erasmus é o marco mais importante de Roterdã e faz parte do logotipo oficial da cidade.

Esta etapa do projeto de pontes estaiadas é bastante complexo, uma vez que envolve a análise de esforços de diferentes naturezas (tráfego de veículos, vento, terremotos) em estruturas com geometrias desafiadoras (tabuleiros curvos, grandes vãos).

2 Anos - Nossa Trajetória Refugios no Interior

2 Anos - Nossa Trajetória Refugios no Interior

Esta etapa do projeto de pontes estaiadas é bastante complexo, uma vez que envolve a análise de esforços de diferentes naturezas (tráfego de veículos, vento, terremotos) em estruturas com geometrias desafiadoras (tabuleiros curvos, grandes vãos).

Hoje, as pesquisas e o repositório de conhecimento sobre essas estruturas já são amplamente difundidos no mundo. Veja a seguir os detalhes do ciclo de construção de uma ponte estaiada.

Pontes estaiadas no Brasil

Possui aproximadamente 2,713 km de extensão, sendo cerca de 500 metros sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura, enquanto o restante é suportado por vãos convencionais.

Criada pelo famoso arquiteto Alexandre Chan, a Ponte Juscelino Kubitschek (conhecida como JK) parece flutuar sobre o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, virou um ícone de Brasília e destaca-se na paisagem da cidade.

A construção de pontes estaiadas tem se tornado uma tendência global, com vários países ao redor do mundo investindo nesse tipo de estrutura. Essas pontes são apreciadas por sua combinação única de funcionalidade e beleza arquitetônica.

Pontes estaiadas no mundo

<em>Pontes estaiadas no mundo</em>

A plataforma rodoviária tem 2.460 metros de comprimento e 32 metros de largura, compreendendo oito vãos, sendo os seis vãos centrais medindo 342 metros e os dois vãos externos medindo 204 metros. A ponte é suportada por sete mastros. Em cada um deles são ancorados 11 pares de estais.

Atualmente, as pontes estaiadas são vistas como cartões postais pelos países que as possuem e cada aspecto visual desejado tem uma variação arquitetônica, permitindo dispor os componentes estruturais de diversas maneiras.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Mais conhecida como Ponte Rio Negro, é uma impressionante estrutura que cruza o rio Negro, ligando as cidades de Manaus e Iranduba, no Amazonas. É atualmente a maior ponte estaiada do Brasil. Sua seção suspensa por cabos no vão central possui 400 metros de comprimento, enquanto a largura total da ponte é de 20,70 metros no trecho convencional e 22,60 metros na parte estaiada. O mastro central sustenta dois vãos de 190 metros em cada direção. Com um formato em losango, a estrutura é dividida em três partes: um cone invertido abaixo do tabuleiro, um cone acima do tabuleiro e o topo do mastro. Essa configuração aerodinâmica foi adotada para minimizar o atrito com o vento e evitar a ocorrência de ressonância ondulatória.

A construção de pontes estaiadas geralmente segue o método de balanço sucessivo, começando com a execução da(s) torre(s) e das ancoragens dos estais. Após a construção da torre, um cabo e uma seção do tabuleiro são construídos sequencialmente em cada direção. Cada seção do tabuleiro é pré-tensionada antes de prosseguir. O processo é repetido até que as seções do tabuleiro se encontrem no centro, onde são conectadas.

Pontes estaiadas: como são projetadas e construídas

Essa ponte de pedestres no bairro de Puerto Madero, em Buenos Aires, Argentina, é um projeto do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, mesmo autor do Museu do Amanhã, famoso ponto turístico carioca. A ponte estaiada é do tipo trave em balanço, que gira 90 graus para permitir a passagem de embarcações. Seu mastro de aço com núcleo de concreto tem um característico formato de “agulha”, com cerca de 34 metros de altura e 39° de inclinação. Nele se ancoram 19 estais que sustentam o vão central.

Esse é um orgulho da cidade de São Paulo. Sem belezas naturais típicas, apesar do grande número de parques verdes (54 no total), a cidade de São Paulo chegou ao posto de principal centro econômico e de eventos da América Latina por conta do árduo trabalho de seus moradores, paulistanos ou não, brasileiros ou estrangeiros, que aqui nasceram ou vieram para desenvolver a cidade e criar uma história de amor com a maior metrópole brasileira.

A construção de uma ponte estaiada começa com um extenso planejamento e projeto, que levam em consideração uma série de fatores, incluindo a topografia do local, o ambiente circundante, o tráfego esperado e as cargas estruturais que a ponte terá que suportar.

Qual a diferença entre uma ponte e um viaduto?

Quando esses obstáculos são, por exemplo, cursos d`água, lagos e regiões sobre o mar, essas estruturas são denominadas pontes, e quando transpõem ruas, rodovias, avenidas, ferrovias, áreas secas, entre outros, são chamadas de viadutos.

O que significa sonhar tentando atravessar uma ponte?

Sonhar que está atravessando uma ponte Esse sonho indica sucesso e realização. Pois atravessar uma ponte mostra que você venceu os desafios que encontrou. Ou seja, você chegou onde almejava e seus sonhos e sua vida estão em suas mãos. Mais ainda, você é capaz de tê-los e vivenciá-los da melhor forma.

O que significa sonhar com medo de atravessar uma ponte?

Sonhar em atravessar uma ponte indica que você está em um momento de transição, no qual poderá se conectar com algo novo, depois de superar o problema que o aflige. Você provavelmente tem medo de atravessar a ponte, o que indica que você não tem certeza sobre o seu futuro ou o que o espera do outro lado.