EQST

O Que O Manual De Contas?

O que é o Manual de Contas?

Seu principal objetivo é estabelecer normas de conduta para o registro das operações da organização e, na sua montagem, devem ser levados em conta três objetivos fundamentais: Atender às necessidades de informação da administração da empresa; Observar formato compatível com os princípios de contabilidade e com a norma ...

Quais são os principais grupos de contas do balanço com exemplos?

Temos três grupo no balanço o ATIVO, PASSIVO, PATRIMÔNIO LÍQUIDO. o ATIVO é o grupo do lado esquerdo do balando com ordem decrescente de grau de liquidez, ou seja, o que tem a maior rapidez de conversão para o dinheiro vem primeiro.

Quais são os principais grupos do balanço patrimonial?

O Balanço Patrimonial é composto por três grandes grupos: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido (PL).

Quais as principais contas do balanço patrimonial?

Mas as principais contas patrimoniais são:

  • Contas de ativos;
  • Contas de passivos;
  • Patrimônio líquido.

Quais são os grupos de contas?

“As contas patrimoniais representam os elementos que compõem o Patrimônio e são divididas em dois grandes grupos – Ativo e Passivo - são utilizadas para o registro de elementos representativos de bens, direitos e obrigações, bem como aqueles que compõem o patrimônio líquido”.

Quais os grupos de contas do ativo?

§ 1º No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, nos seguintes grupos: a) ativo circulante; b) ativo realizável a longo prazo; c) ativo permanente, dividido em investimentos, ativo imobilizado e ativo diferido.

Quais são as contas que compõem o ativo não circulante?

O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível. São classificados neste grupo as contas de bens e direitos da empresa cujas realizações se darão no longo prazo (após o término do exercício seguinte).

Quais as contas do ativo circulante e não circulante?

Ativo circulante operacional Exemplo: Os ativos circulantes operacionais são contas a receber que dizem respeito aos estoques e às duplicatas, principalmente. Os ativos não circulantes operacionais, por sua vez, dizem respeito aos equipamentos e maquinários utilizados dentro do sistema de produção da fábrica.