O existencialismo foi um movimento cujo objeto central é a existência humana. Desenvolvido por Sartre, encontra suas bases em Kierkegaard. O existencialismo foi um movimento filosófico plural, isto é, desenvolvido de formas diferentes por muitos pensadores.
Para os existencialistas, a vida humana é baseada na angústia, no absurdo e na náusea causada pela vida não possuir um sentido para além da própria existência. ... Assim, para os existencialistas, a liberdade de escolha é o elemento gerador, no qual ninguém e nem nada pode ser responsável pelos encaminhamentos da vida.
Assim, os existencialistas negam que haja algo como uma natureza humana - uma essência universal que cada indivíduo compartilhasse -, ou que esta essência fosse um atributo de Deus. ... Ao contrário, se a existência precede a essência, não há nenhuma natureza humana ou Deus que nos defina como homens.
Verificado por especialistas Razão - Essencialismo instala um distanciamento entre o ser em si e o ser empiricamente exposto (ser exposto através das experiências vividas), tomando-os como duas realidades distintas... Emoção - Existencialismo...
O existencialismo sofreu influência da fenomenologia (fenômenos do mundo e da mente), cuja existência precede a essência, sendo dividido em duas vertentes: ... A partir da autonomia moral e existencial, fazemos escolhas na vida e traçamos caminhos e planos.
Sartre conceitua a liberdade como uma condição intransponível do homem, da qual, ele não pode, definitivamente, esquivar-se, isto é, o ser- humano está condenado a ser livre e é a partir desta condenação à liberdade que o homem se forma. Não existe nada que obrigue o ser humano agir desse ou daquele modo.
Se todo ato humano é exer- cido pela vontade livre, o homem é responsável por seus atos, e também sobre si mesmo (vontade/ato = liberdade = responsabi- lidade).
Existencialismo é uma doutrina filosófica centrada na análise da existência e do modo como seres humanos têm existência no mundo. ... Segundo esta corrente filosófica, os seres humanos existem primeiramente e depois cada indivíduo passa a sua vida mudando a sua essência ou natureza.
O existencialismo é uma corrente teórico-filosófica de pensamento que ganhou notoriedade no século XX a partir dos trabalhos desenvolvidos pelo filósofo alemão Martin Heidegger e pelo filósofo francês Jean-Paul Sartre.
(Unioeste 2013) “Quando dizemos que o homem se escolhe a si mesmo, queremos dizer que cada um de nós se escolhe a si próprio; mas com isso queremos também dizer que, ao escolher-se a si próprio, ele escolhe todos os homens.
É o que posso expressar dizendo que o homem está condenado a ser livre. Condenado, porque não se criou a si mesmo, e como, no entanto, é livre, uma vez que foi lançado no mundo, é responsável por tudo o que faz.
A filosofia de Sartre defende a liberdade e a autenticidade de cada ser humano como essenciais, não obstante a angústia que tal liberdade pode nos trazer.