Urocultura ou cultura de urina Embora o exame de urina tipo 1 possa identificar a presença de infecções, somente esse tipo de teste consegue apontar com exatidão qual tipo de bactéria está provocando o problema, informação importante para que o médico possa prescrever o tratamento mais adequado.
Porém, a creatinina é considerada um indicador mais confiável na prática médica. Mais um teste que pode sinalizar o mau funcionamento dos rins – e também da via urinária - é o exame conhecido como urina I.
A urocultura, também chamada de cultura de urina ou urinocultura, é um exame que tem como objetivo confirmar a infecção urinária e identificar qual o microrganismo responsável pela infecção, o que ajuda a determinar o tratamento mais adequado.
A urocultura é o exame de urina que identifica a bactéria causadora da infecção urinária. De modo mais simples, podemos dizer que o EAS nos mostra as consequências de uma possível infecção urinária, enquanto a urocultura é capaz apenas de identificar o germe que está causando a infecção.
No exame de cultura de urina, o material é colocado em um recipiente onde há condições favoráveis à reprodução de bactérias, denominado meio de cultura. Após um período de 48 horas, caso a urina contenha germes, é possível identificar a formação de colônias de bactérias.
Para o exame de Urocultura o frasco deverá ser estéril; Colher a primeira urina da manhã, desprezando o primeiro jato, colhendo o jato intermediário (para o exame de EAS não precisa ser a primeira urina, desde que não tenha urinado por 4 horas); Fechar o frasco imediatamente, evitando contaminações; e.
O teste de gravidez deve ser feito, de preferência, com a primeira urina da manhã, porque esta é a mais concentrada e, por isso, contém uma maior quantidade de hormônio hCG, mas normalmente o resultado também é confiável se for realizado em qualquer hora do dia, depois de aguardar cerca de 4 horas sem urinar.
Coleta de urina em mulheres
- A urina se conserva em temperatura ambiente por até 2 horas após a coleta, porém o prazo a ser informado para entrega do material no laboratório quando a amostra for colhida em casa é de 1 hora em temperatura ambiente ou refrigerado.
- Fechar bem o frasco e caso haja algum respingo na parte externa do frasco, lave-o e enxugue-o. - Enviar a amostra de urina ao laboratório o mais rápido possível ou conservá-la na porta da geladeira por no máximo 2 horas (não congelar).
Se a coleta de urina for realizada em casa até quanto tempo posso levá-la ao laboratório? Até no máximo 2 horas após a coleta, para que microorganismos contaminantes não influenciem no resultado do exame.
Preferencialmente deve ser colhida a primeira urina da manhã, caso isso não ocorra, ficar sem urinar por pelo menos duas horas que antecedem a coleta.
Entre as coletas de urina, o recipiente deve estar em um local fresco, de preferência refrigerado. Quando a coleta estiver terminada, o recipiente deve ser levado o mais rapidamente possível ao laboratório.
Dessa forma, é fundamental que esse tempo de três dias não seja ultrapassado.
O ideal é realizar a coleta ao levantar ou após no mínimo duas horas de retenção. Fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.
Um tom amarelo-intenso indica que a urina está mais concentrada, uma situação oposta à da urina transparente. Essa cor é considerada normal para a primeira urina da manhã, pois passamos várias horas sem ir ao banheiro e sem tomar água.
Pela manhã a urina costuma ser mais concentrada (cor mais escura), porém seria interessante consultar para fazer um exame da urina e esclarecer. Pode agendar com o clínico.
A urina escura é normalmente sinal de que a pessoa não está bebendo quantidades suficientes de água durante o dia, o que deixa a urina mais concentrada e, consequentemente, mais escura. Nesse caso, a única recomendação é aumentar o consumo de água, pois assim é possível aumentar o nível de hidratação do organismo.
A urina turva é comum e normalmente acontece devido à grande quantidade e muco na urina, o que pode ser devido à contaminação da amostra, desidratação ou uso de suplementos.
A urina amarelo escuro é uma das alterações mais comuns e, normalmente, é sinal de desidratação, devido à baixa ingestão de água. No entanto, quando a urina escura se mantém por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos que provocam o acúmulo de bilirrubina, deixando a urina com uma coloração quase marrom.