Antes de ligar o chuveiro, coloque o na posição desligado, em seguida abra todo o registro de água e deixe a água escorrer por um breve período de tempo, para que o chuveiro não queime, depois é só trocar a posição da chave para a de sua preferência, mas faça isso com o chuveiro desligado.
Conecte os fios de alimentação do chuveiro à rede elétrica. Essa tarefa é simples e você não precisa entender muito sobre eletricidade nessa hora. Cada fio deve ser instalado conforme a sua cor. O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase.
Como funciona um chuveiro elétrico?
Verificar se a resistência está queimada Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
Como assim? Quando a resistência do chuveiro aquece sem o contato com a água, não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
Um choque elétrico no chuveiro acontece porque em um corpo molhado é mais fácil de transmitir corrente elétrica. ... A corrente elétrica sempre irá preferir percorrer o “caminho mais fácil”. Se tudo estiver funcionando normalmente ela irá passar pela resistência do chuveiro elétrico, esquentar a água e “ir embora”.
Quando uma corrente elétrica passa pelo corpo humano, pode-se sentir os seguintes efeitos: pequeno formigamento, dores, espasmos musculares, contrações musculares, alteração nos batimentos cardíacos, parada respiratória, queimaduras e morte.