O conceito de cultura é bastante complexo. ... Em uma visão antropológica, podemos o definir como a rede de significados que dão sentido ao mundo que cerca um indivíduo, ou seja, a sociedade. Esta rede engloba um conjunto de diversos aspectos, como crenças, valores, costumes, etc...
Assim, a cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. Este processo limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. Assim sendo, conclui Laraia, ao referir-se ao instinto humano, a comunicação é um processo cultural.
A cultura pode influenciar em vários âmbitos de nossas vidas, sobre a nossa visão sobre o mundo, e até mesmo no plano biológico, tendo cada indivíduo seu papel na cultura, que segue uma lógica, e uma dinâmica.
Segundo ele a cultura surgiu quando o cérebro do homem primata se evoluiu e passou a ser cérebro pensante. David Pilbeam e Kenneth Oakley defendem que a partir do momento em que o homem se portou ereto sobre dois pés ele teve uma nova perspectiva de visão, sendo isso o fator determinante para ter cultura.
A cultura é formada por costumes de um certo grupo de pessoas , sendo assim , as pessoas são influenciadas umas pelas outras , dessa maneira pode-se concluir que uma cultura influencia nas culturas próximas .
Há vários tipos de manifestações culturais que nos revelam essa variedade, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade. ... A cultura insere o indivíduo num meio social.
Exemplos
O que é Cultura?
A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores.
A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.
Aspectos como a culinária, danças, religião são elementos que integram a cultura de um povo.
O Hip Hop é uma expressão social, artística e política. É composto por quatro elementos artísticos: grafite, break, MC e o DJ, esses dois últimos constituem o Rap.
Os quatro elementos culturais que compõem o movimento Hip – Hop são: rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), Dj's e Mc's, e Street Dance.
As principais características da Cultura Imaterial são: uso de elementos abstratos, espirituais, ou seja, elementos intangíveis, que não podem ser tocados pelos seres humanos. Exemplos de Cultura Imaterial: culinária, dança, linguagem, lendas, música, rituais, etc. Como pode notar, são elementos abstratos.
O artesanato é a forma de produção de bens de consumo (roupas, sapatos, ferramentas e etc) mais "primitiva", sem o uso de maquinário e sem divisão muito sofisticada do trabalho. Geralmente o artesão trabalha sozinho, ou com poucos ajudantes e faz a maior parte das etapas do processo produtivo.
A linguagem verbal é aquela expressa por meio de palavra escritas ou faladas, ou seja , a linguagem verbalizada. EXEMPLO: As imagens nas placas e as cores na sinalização, do trânsito. A linguagem verbal não verbal, utiliza signos visuais, como, por exempllo, os gestos, posturas, ilustrações, placas , música..
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...
Resposta: Entende-se por globalização o processo de interligação econômica, cultural e social que envolve pessoas e nações. As principais características são a produção mundializada, o aumento do luxo financeiro internacional, a criação de blocos regionais e a intensa circulação de informações.
Globalização é uma palavra constante nos meios de comunicação. Para muitos historiadores, esse processo de interligação do mundo começou com a expansão comercial marítima européia dos séculos 15, 16, a chamada Era das Grandes Navegações. ... A solução era alargar a Europa por meio do comércio e da expansão marítima.
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
a) Falso – A origem da globalização remonta às grandes navegações do final do século XV e início do século XVI. Sua intensificação, porém, ocorreu na segunda metade do século XX, com os processos de inovações relacionados à III Revolução Industrial e à consolidação do capitalismo como sistema econômico mundial.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário. ...
Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação. A globalização é o processo de aproximação entre as diferentes sociedades e países existentes de todo o Planeta, seja na esfera econômica, social, cultural ou política.
Interação entre os vários povos. A globalização é definida como um processo de interação entre os países, seja ela no âmbito social, cultural, econômico ou político. O seu foco principal é destruir as barreiras econômicas e imigratórias que possam existir entre essas nações.
Podemos dizer que a Globalização é a integração mundial em termos sociais, políticos, econômicos e tecnológicos. ... Graças ao advento de novas tecnologias de transporte e comunicação, as relações entre o mundo estão cada vez mais interligadas, diminuindo o tempo e as distâncias.
A globalização é um fenômeno caracterizado pela intensificação das relações econômicas, comerciais e culturais entre os países, onde as constantes inovações tecnológicas nas áreas de transportes e telecomunicações são capazes de diminuir as distâncias e transcender as fronteiras nacionais.
Segundo Milton Santos, temos três tipos de globalização. Sendo assim, podemos classifica-los como: globalização como fabula, como perversidade e como possibilidade. A globalização como fabula pode-se entender por um modelo proativo, dito e promissor.