Mancha alvo é uma doença foliar causada por um fungo chamado Corynespora cassiicola. Esta doença pode atacar diversas culturas. dentre as principais estão a soja e o algodão.
Entre as doenças fúngicas mais comuns, em dimensão nacional, na soja destacam-se a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), a mancha-parda (Septoria glycines), crestamento foliar de cercospora (Cercospora kikuchii) e o oídio (Microsphaera difusa).
Além de auxiliar a preservar o solo, favorecendo o incremento da produtividade das culturas, quanto ao controle de doenças, a rotação evita a proximidade entre os propágulos de patógenos, agentes causais de doenças, presentes nos restos culturais do solo, e as espécies vegetais hospedeiras, reduzindo, deste modo, as ...
O enfezamento é causado por patógenos da classe dos molicutes e tem como vetor a cigarrinha-do-milho Dalbulus maidis. Em 2020, houve vários relatos das altas populações de cigarrinha nas lavouras, o que favorece sua disseminação em plantios tardios (até de uma safra para outra) e a ocorrência da doença.
O complexo de enfezamento pode ocorrer em 100% das plantas de uma lavoura de milho no campo causando até a perda total da produção. Os enfezamentos são causados por espiroplasmas e fitoplasmas (classe mollicutes), que infectam o floema das plantas de milho. ...
Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.
Eliminar Gorgulhos e Traças
Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru.
O caruncho-do-trigo, Sitophilus granarius (também conhecido como Curculio granarius, gorgulho ou caruncho de grãos), ocorre no mundo todo e é uma peste conhecida em muitos lugares. Pode causar danos significativos em grãos armazenados e pode causar perdas significativas.
– Realize uma limpeza mensal na despensa ou armários da cozinha. É recomendado que isso seja feito a cada nova compra. Mas, evite molhar demais essa área, já que o excesso de umidade atrai os bichinhos. O ideal é utilizar uma flanela seca ou papel toalha.
São insetos pequenos, sendo que a fêmea é maior que o macho. ... A presença de ovos, galerias, de orifícios de saída, de insetos mortos e dejeções afetam a qualidade do produto. O ataque do caruncho afeta as qualidades culinárias do feijão.
Para saber a "idade" do feijão, basta verificar a data na embalagem e observar as características do grão, que devem estar brilhantes e graúdos. Quando comprar a granel, melhor ainda: é possível tocá-los e escolher os grãos mais jovens, avaliando a cor (mais clara), o brilho e a resistência.
Utilize um borrifador com vinagre branco e água e espirre em todos os cantos, incluindo as gavetas. Depois, passe um pano úmido e deixe secar com as portas abertas. O vinagre também pode ser usado em roupas.
Outra maneira de se reduzir e acabar com os carunchos é abrir as embalagens e colocar uma ou duas folhas de louro dentro das embalagens nas quais a farinha será armazenada. As folhas de louro irão agir de forma que os carunchos não se reproduzam rapidamente, evitando assim uma grande infestação.
"Uma solução com duas colheres de sopa de bicarbonato e um copo de vinagre a cada quinze", indica o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria. Caso a espécie ainda persista por ali será preciso retirar o tampão do ralo.
Quando vão se reproduzir, as fêmeas adultas costumam colocar ovos perto da água, para permitir que as larvas cheguem até ela. Isso porque essas larvas se alimentam de matéria orgânica, seja no seu ralo (sim, elas adoram um esgoto!) ou até mesmo entre os azulejos.
O bichinho é responsável por cuidar dos ralos do seu banheiro. As curiosidades não param de surgir nas redes sociais e a nossa mais nova descoberta é sobre o mosquito de banheiro e para que ele serve. Pode acreditar, aquela mosquinha que fica no seu box é muito mais que uma fiscal de banho!
Psychoda é um género de dípteros da família dos Psychodidae que inclui as espécies conhecidas pelos nomes comuns de mosca-dos-filtros, mosca-de-banheiro ou chamexuga. São pequenas moscas pilosas, frequentemente encontrados em banheiros, uma vez que suas larvas eclodem nos ralos e nos encanamentos do esgoto.
As moscas produzem larvas pequenas e brancas, que ficam nos estágios iniciais por três a cinco dias. Apesar do tamanho reduzido, é difícil matar essas pragas sem as devidas ferramentas. Felizmente, você pode combinar técnicas químicas, naturais e preventivas para resolver o problema.
De acordo com Flávia Montagner, bióloga da empresa de monitoramento de insetos Entomológica, a presença das moscas de banheiro está relacionada ao acúmulo de matéria orgânica que é deixada nos azulejos, rejuntes e ralo do box após a utilização.
Primeiro, porque os mosquitos, que se alimentam principalmente de néctar de plantas, são polinizadores importantes. Depois, porque eles também servem de alimentos para pássaros e morcegos e suas larvas são consumidas por peixes e sapos.