EQST

O Que Malignidade?

O que é malignidade?

[ Medicina ] Condição do que é maligno, do que é nocivo e pode provocar a morte (ex.: massa sem sinais de malignidade).

O que é Birads categoria 2?

BI-RADS 2. Significa que você tem na mamografia alguma imagem que não tem qualquer suspeita para câncer. Pode não ser um exame normal, ou seja, ás vezes tem calcificações de aspecto benigno (do bem) ou nódulos (alguma bolinha), mas cujo aspecto não lembra em nada um câncer de mama.

O que significa achados benignos calcificações tipicamente benignas?

As calcificações mamárias são depósitos de cálcio que ocorrem na mama devido a um processo degenerativo das células mamárias. Esse processo pode ocorrer em decorrência do seu próprio envelhecimento ou de alguma doença benigna ou maligna da mama.

O que é tecido mamário?

O tecido mamário é composto de glândulas mamárias, ductos de leite, tecido de suporte, e tecido adiposo (tecido mamário não denso). Na mamografia nós temos basicamente duas densidade principais, que é a da gordura, que aparece mais escura, e a densidade do tecido glandular e de suporte, que aparece mais branca.

O que significa ter mama densa?

Uma mama é considerada densa quando ela apresenta pouca gordura e uma quantidade grande de tecido glandular e fibroso. As próteses de silicone contribuem para aumentar a densidade mamária.

Qual o significado de mama adiposa?

Mamas predominantemente adiposas: a substituição é maior do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente densas: a substituição adiposa é menor do que 50% da área da mama. Mamas predominantemente adiposas: a substituição é maior do que 50% da área da mama.

O que significa a palavra adiposo?

Composto por gordura; que contém gordura; diz-se do tecido formado por gordura; gorduroso: tecido adiposo.

O que é uma mama fibrosa?

A mama é considerada densa quando tem mais tecido fibroso do que gordura, mas isso varia de uma pessoa para a outra. Durante a vida adulta, as mamas costumam passar por uma lipossubstituição, ou seja, o tecido fibroso tende a ter seu volume reduzido e dar espaço à gordura mamária.

Como cuidar da mama densa?

O tratamento com um hormônio bloqueador de estrógeno é o único medicamento que atua na redução da densidade mamária, mas como ele apresenta alguns efeitos colaterais, só é recomendado para mulheres com alto risco de desenvolver a doença.

Como diminuir a displasia mamária?

A displasia mamária não é uma doença e, por isso, não existe tratamento. No entanto, os sintomas podem ser bastante desconfortáveis e, por isso, o ginecologista pode indicar o uso de medicamentos hormonais e remédios analgésicos e anti-inflamatórios como Paracetamol ou Ibuprofeno, que ajudam a aliviar os sintomas.

Quem tem a mama densa pode colocar silicone?

Vale lembrar que as mulheres que usam próteses de silicone tem a densidade mamária aumentada. Um ponto importante a ressaltar é que somente o médico, por meio de exames de imagem, poderá dizer se a mama é densa ou não. A densidade mamária não depende de fatores externos, salvo nos casos das próteses de silicone.

O que significa alta densidade do parênquima mamário?

Os nódulos mais densos tendem a ser mais suspeitos. A densidade deve ser caracterizada como: alta densidade; densidade igual ao parênquima; baixa densidade ou "contendo-gordura". A atenuação do nódulo com ALTA DENSIDADE é maior do que o esperado em um volume equivalente de tecido fibroglandular mamário.

O que é simetria na mama?

Significa que não foram encontradas alterações na sua mamografia, porém destaco que só ler o laudo não é suficiente. É necessário sempre que um especialista veja o filme (a imagem) da mamografia e realize o exame físico das mamas para ter certeza de que o laudo é condizente com a sua realidade.

Qual é a desvantagem do autoexame em relação a mamografia?

As desvantagens são a baixa sensibilidade, o temor de encontrar alguma alteração e a incerteza na interpre- tação dos achados.

Qual é a diferença entre o autoexame e a mamografia?

Atenção sobre a importância da mamografia! O autoexame só detecta nódulos palpáveis e não substitui a mamografia, nem o ultrassom e nem o exame médico.

O que substitui o exame de mamografia?

Um exame de sangue que detecta precocemente o câncer de mama pode substituir o exame de mamografia.

Porque as mulheres têm que fazer mamografia?

Por que a mamografia é tão importante? A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.

Quais os riscos de se fazer mamografia?

Cada mamografia anual (emite radiação ionizante) contribui para o desenvolvimento de câncer de mama, que não surge de imediato, mas após cerca de 10 anos de exposição. 3. Atraso no diagnóstico do câncer que está presente, mas não é detectado pela mamografia, o que é denominado de falso-negativo.