A música: "A Triste Partida" no decorrer de seus versos demonstra aos seus ouvintes o sofrimento causado pela seca que ronda a região do Nordeste brasileiro, mostrando o quanto permanece ansioso o agricultor nordestino pela chegada das chuvas, de modo que esta evite problemas referentes à sua plantação e ao seu gado.
a) O tema é a exaltação do poeta na descrição de cenas cotidianas da cidade de São Paulo, com o progresso do início do século XX . Exalta o entusiasmo do eu lírico com a cidade em desenvolvimento .
Mário de Andrade é um dos principais nomes do movimento modernista brasileiro. O escritor ajudou a organizar a Semana de Arte Moderna de 1922 e esteve ao lado de grandes personalidades do modernismo, como Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Menotti del Picchia.
Mário de Andrade é um importante escritor do Modernismo brasileiro. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1893, e morreu em 1945, nessa mesma cidade. ... Nessa obra, o escritor, além de mostrar elementos do folclore nacional, traça um perfil bastante crítico do caráter do povo brasileiro.
Literatura. Mário de Andrade foi o grande mentor intelectual da Geração de 20, foi também poeta, prosador, pianista, funcionário público e, acima de tudo, um homem compromissado com o desenvolvimento cultural do Brasil.
A influência das vanguardas europeias é visível em várias técnicas inovadoras de linguagem que a obra apresenta. ... A narrativa se aproxima da oralidade – no capítulo “Cartas pras Icamiabas”, Macunaíma ironiza o povo de São Paulo, que fala em uma língua e escreve em outra.
São características da linguagem de Mário de Andrade, exceto: ... d) Por meio de uma linguagem debochada, irônica e crítica, Mário satirizava os meios acadêmicos e também a burguesia, estabelecendo uma profunda ruptura em relação à cultura do passado. Resposta. Alternativa “d”.
Na literatura brasileira, as principais características do Modernismo são:
Macunaíma: personagem principal do livro, é individualista, preguiçoso e faz o que deseja sem se preocupar com nada. Além disso, é vaidoso, mente com a maior facilidade e gosta, acima de tudo, de se entregar aos prazeres carnais. Maanape: irmão de Macunaíma. Tinha fama de feiticeiro e representa o povo negro.
1) O personagem Macunaíma é o característico “anti-herói”, um sujeito com ausência de caráter que reúne em si a miscigenação das raças e os aspectos negativos (defeitos) da nação brasileira. Tal mau caratismo revela-se a cada mudança de personalidade, promovida com a finalidade de tirar vantagem.
Indivíduo preguiçoso e espertalhão.
Qual a importância de Macunaíma para a cultura brasileira? ... Escrita em seis dias e publicada em 1928, a obra tem como uma de suas características a renovação da linguagem brasileira, ao tratar tempo e espaço como entidades arbitrárias.
Macunaíma e a renovação da linguagem literária. ... Nacionalista crítico, sem xenofobia, Macunaíma é a obra que melhor concretiza as propostas do movimento da Antropofagia (1928), criado por Oswald de Andrade, que buscava uma relação de igualdade real da cultura brasileira com as demais.
O termo “rapsódia” vem da literatura e quer dizer “recitação de poema”. Trata-se de fragmentos ou citações de cantos épicos ou de qualquer composição poética ou folclórica. É o caso dos livros de Homero, ou da obra “Macunaíma”, de Mário de Andrade.
Macunaíma não tinha caráter, morria de preguiça, era matreiro – e mutreteiro –, branco, negro e índio. ... O brasileiro não tem caráter porque não possui nem civilização própria nem consciência tradicional.” As contribuições de Mário de Andrade para a vida cultural do País, no entanto, extrapolam os limites da literatura.
Piaimã – é o gigante comedor de gente, Venceslau Pietro Pietra, que roubara a muiraquitã de Macunaíma. De posse deste famoso amuleto vai constituir-se na principal oposição da reconquista pelo herói. ... Vei – É o sol ou, como quer Mário de Andrade, a sol, que tem duas filhas e quer o herói para genro.
No "epílogo" de Macunaíma ficamos sabendo que a história fora contada ao narrador pelo papagaio do herói, que aprendera com ele todos os casos de suas aventuras. Teríamos então, na obra, um foco narrativo em primeira pessoa, com um narrador-personagem "ausente", já que ele não aparece na história, senão nesse final.
Mário de Andrade