O plexo mioentérico ou de Auerbach, descrito pelo anatomista alemão Leo- pold Auerbach (1828-1897) em 1826, localiza-se entre as camadas muscular lon- gitudinal externa e muscular circular interna, estendendo-se ao longo do trato digestório, desde o esôfago até o reto.
O plexo mioentérico ou plexo de Auerbach faz parte do sistema nervoso entérico. ... Servem de estímulo para o plexo a distensão do intestino pelo acúmulo de certa quantidade de alimento num ponto do trato gastrintestinal, irritação do epitélio e sinais nervosos extrínsecos do sistema nervoso parassimpático.
O plexo de Auerbach é conhecido como plexo mioentérico formado por uma cadeia de neurônios e celulas da glia interconectados atuando no controle do peristaltismo. A patologia, em questão, afeta o intestino grosso, em geral, nos seus segmentos mais distais, como o reto e o cólon sigmoide.
O plexo mioentérico, também conhecido como plexo de Auerbach, fica localizado entre a camada muscular longitudinal externa e a camada muscular circular interna do intestino. Forma uma rede circular contínua ao longo de todo o trato gastrointestinal. É composto por gânglios que se ligam por feixes de fibras nervosas.
Ele faz parte do sistema nervoso, o qual exerce total influência nos processos: – Digestivo e na motilidade; – Transporte de íons associados à secreção e à absorção; ... Como se não bastasse, o sistema nervoso entérico é capaz de agir de forma independente do cérebro.
Olá! O sistema nervoso entérico constitui-se em uma rede de neurônios pertencentes ao sistema digestivo (pâncreas, vesícula biliar e trato gastrointestinal) e é sistema nervoso autônomo. Divide-se em três partes de acordo com as funções e anatomia: simpático, parassimpático e sistema entérico.
Significado de Entérico adjetivo Relativo aos intestinos.
O SNA tem três subdivisões: Parassimpático = respostas de “repouso e digestão”; Simpático = resposta de “luta ou fuga”; ... As fibras pré-ganglionares originam-se no tronco encefálico ou nos segmentos sacrais da medula espinhal, dessa forma, o sistema parassimpático é conhecido como sistema craniossacral.
Sabe-se que o SNA é constituído por um conjunto de neurônios que se encontram na medula e no tronco encefálico. Estes, através de gânglios periféricos, coordenam a atividade da musculatura lisa, da musculatura cardíaca e de inúmeras glândulas exócrinas.
Sistema Nervoso Simpático: os neurônios pré-ganglionares originam-se dos segmentos toracolombares (T1-L2) da medula espinhal; os gânglios simpáticos formam: (a) os troncos simpáticos (Figura 3), em cada lado dos corpos vertebrais; (b) os gânglios pré-aórticos, ventralmente à aorta; (c) plexos simpáticos dos órgãos, ...
NEURÔNIOS PÓS- GANGLIONARES: SÃO CORPOS DE NEURÔNIOS DO SNA-FORA DO SNC, LOCALIZAM-SE EM GÂNGLIOS. NEURÔNIOS PRÉ - GANGLIONARES: SÃO CORPOS DE NEURÔNIO DENTRO DO SNC, O NEURÔNIO PRÉ GANGLIONAR SE DIRIGE PARA FORA DO SNC, ONDE TROCA SINAPSE COM OUTRO NEURÔNIO PÓS GANGLIONAR.
As fibras nervosas que ligam o primeiro axônio ao segundo são chamadas de pré-ganglionares e as que partem do segundo neurônio para os efetores são as pós-ganglionares. O sistema nervoso autônomo é formado por duas partes, distintas por sua anatomia e por suas funções: o sistema simpático e o sistema parassimpático.
1 Situado próximo de um gânglio. 2 Diz-se de neurônio motor do sistema nervoso autônomo, localizado na medula espinhal e no tronco cerebral.