A ligação glicosídica pode ser classificada em alfa ou beta dependendo da posição do radical hidroxila que participará da ligação. No caso da maltose a ligação é alfa, pois a hidroxila está do lado direito do carbono anomérico, que é o carbono ligado ao oxigênio central.
Resposta. Insulina, a taxa de glicose reduz porque uma das funções deste hormônio é inserir o "açúcar" nas células.
Plásticos (polímeros): Conheça os 6 mais consumidos no Brasil em 2017
Monômero: molécula constituída por um único mero. Polímero: macromolécula constituída por vários meros. Polimerização: reações químicas intermoleculares pelas quais os monômeros são ligados na forma de meros à estrutura molecular da cadeia.
Resposta. Resposta: O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um polímero de nucleotídeos. Os nucleotídeos que compõem o DNA são formados por 1 grupo fosfato, 1 pentose e 1 base nitrogenada, que pode ser Adenina, Guanina, Timina ou Citosina.
Macromoléculas constituídas por unidades menores, as proteínas podem ser classificadas de acordo com sua estrutura e forma e apresentar importantes funções biológicas. ... As macromoléculas são resultantes da associação de duas ou mais unidades moleculares menores (monômeros) chamadas de aminoácidos ou peptídeos.
O DNA é formado por duas cadeias de polinucleotídeos (fita), que são constituídas por vários nucleotídeos. Os nucleotídeos são unidos uns aos outros por ligações denominadas fosfodiéster (grupo fosfato ligando dois açúcares de dois nucleotídeos). ... As duas cadeias de polinucleotídios do DNA formam uma dupla-hélice.
Estrutura. O DNA se constitui de nucleotídeos. Esses nucleotídeos são polímeros constituídos de uma molécula de açúcar com cinco carbonos (pentose), um fosfato (mais especificamente, ácido fosfórico) e uma base nitrogenada. ... Para formar cada uma das cadeias ou fitas, os nucleotídeos se ligam por uma ligação fosfodiéster ...
O DNA possui desoxirribose na sua cadeia, enquanto que o RNA possui ribose na pentose. A diferença entre esses componentes é a presença de um átomo de oxigênio.
Desta forma, podemos ter variações dentro destes ligantes, como, por exemplo: no DNA temos a presença da pentose desoxirribose, enquanto que no RNA temos a presença da pentose ribose.
A pentose presente no DNA é a desoxirribose, já no RNA trata-se da ribose e, por isso, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico e RNA é o ácido ribonucleico.
A Pentose é um tipo de açúcar que apresenta moléculas formadas por cindo átomos de carbono. Pode-se chamar ainda monossacarídeos de 5 carbonos. ... A desoxirribose é a pentose presente na composição química do DNA, e a ribose entra na constituição do ácido ribonucléico, o conhecido RNA.