Uma vez capacitado, o espermatozoide deve sofrer o fenômeno da reação acrossômica (RA) a fim de completar a fertilização. Somente espermatozoides capacitados podem sofrer a RA, a qual habilita o espermatozoide a penetrar através da zona pelúcida e a fundir-se com a membrana plasmática do oócito. Brigadão Shina2107!!
A capacitação caracteriza-se pela remoção ou modificação dos componentes da superfície do espermatozoide provocada por secreções do trato genital feminino, e aumento da permeabilidade da membrana à íons.
Capacitação é o nome dado ao processo que torna o espermatozoide capaz de fecundar um óvulo. ... Logo após, os espermatozoides estão prontos para serem usados em uma inseminação artificial, fertilização in vitro ou ICSI.
A hiperativação é um processo que o espermatozóide apresenta durante o seu progresso no oviduto da fêmea, sendo descrito como um movimento vigoroso, não progressivo, não linear e está relacionado com o processo de capacitação e fertilização (Verstegens et al., 2002).
Por exemplo, o sistema nervoso simpático pode acelerar os batimentos cardíacos; dilatar as passagens dos brônquios; diminuir a motilidade do intestino grosso; constringir vasos sanguíneos; aumentar o peristaltismo do esôfago; causar a dilatação da pupila, piloereção e transpiração; além de aumentar a pressão sanguínea.