[ Anatomia ] Que se situa por baixo do umbigo (ex.: região abdominal infraumbilical).
Que está situado por cima do umbigo.
A Depilação a LASER na Linha Alba é realizada na região do corpo da linha média do Abdómen que vai da virilha até o tórax. Algumas mulheres tem pêlos pretos em toda esta linha média do abdome. Outras mulheres têm pêlos pretos apenas nesta linha abaixo do umbigo (linha alba infraumbilical).
Anatomicamente, a linha alba é o entrelaçamento das aponeuroses tendíneas dos músculos planos (m. oblíquo interno do abdômen, m. oblíquo externo do abdômen e m.
A linha alba é uma linha que geralmente aparece na barriga de toda mulher grávida. Vai desde o púbis até umbigo verticalmente. Às vezes pode estar coberta de pelos. É especialmente perceptível em mulheres de pele escura e é chamada de linha negra.
Normalmente a partir do segundo trimestre da gravidez a linha começa a aparecer. Ela é uma faixa marrom escura, que risca o meio o abdômen, entre o umbigo e a região pubiana. Esta faixa é chamada de linea alba. Quando ela escurece na gravidez, é denominada linea nigra.
Normalmente, a linha Nigra aparece após o 5º mês de gestação, mas também pode surgir no primeiro trimestre se não for a primeira gravidez da mulher. Essa mancha é causada pelo aumento de estrogênio no corpo, que causa um excesso de pigmentação na pele, formando uma linha divisória no meio da barriga, na vertical.
A linha nigra pode desaparecer de forma natural cerca de 12 semanas após o parto. No entanto, mulheres de pele negra apresentam mais dificuldade para fazer com que a linha escura suma, levando mais tempo para que isso aconteça.
A linha nigra normalmente desaparece em até 12 semanas após o parto, não sendo necessário fazer qualquer tipo de tratamento. No entanto, o dermatologista pode indicar a realização de esfoliação da pele para clarear a região mais facilmente e de forma mais rápida, uma vez que a esfoliação promove a renovação celular.
O bebê se mexe desde muito cedo na barriga, ainda no primeiro trimestre. No ultrassom de translucência nucal, por exemplo, geralmente realizado entre a 11ª e a 14ª semana de gestação, muitas mamães se surpreendem ao ver como o pequeno se movimenta.
A linha nigra, como é conhecida, nasce por conta dos hormônios da gravidez e desaparece alguns meses depois do parto. Evite tomar sol para não escurecê-la ainda mais. 8. Durante a gravidez, não use produtos para descolorir os pelos do abdômen.
Talvez a melhor maneira de saber se você está grávida ou não será colocando a mão sobre o abdômen para tentar perceber os movimentos fetais. Eles geralmente podem ser percebidos a partir da 20 semana de gestação. Sentir o bebê mexendo pode ajudar a identificar se você está grávida.
Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.
Caso a mulher tenha tido uma relação desprotegida e se encontra no período fértil, o ideal é que faça o teste de gravidez de urina ou de sangue. Este teste deve ser realizado após o atraso da menstruação, no mínimo, 7 dias após o contacto intimo, para que o resultado seja o mais correto possível.
Como é feito o exame de toque na gravidez Esse exame deve ser realizado por um médico ginecologista e/ou obstetra que introduz dois dedos, geralmente o indicador e o médio, no canal vaginal com o objetivo de tocar o fundo do colo do útero.
Sabia que podemos descobrir e tocar nosso próprio colo? Simmm! Inserindo o dedo indicador na vagina, com as mãos e unhas bem limpas, podemos encontrar o colo. A textura das paredes vaginais são bem rugosas, e o colo de destaca por ser uma bolinha bem lisa, com um furo no meio – como se fosse uma rosquinha/um donut!
A mulher deve ferver a urina em um recipiente de alumínio e depois observar: se a urina ferver semelhante ao leite – ela “sobe” e forma tipo uma “nata” –, o resultado é POSITIVO. Se a fervura for semelhante à da água – não “subir” e apenas ficar borbulhando –, o resultado é NEGATIVO.
O exame de toque pode ser feito em qualquer estágio da gestação, é uma questão de necessidade. Se houver preocupação pela parte do médico, pode ser feito até mesmo nas primeiras semanas de gestação para investigar algum acontecimento como o sangramento por exemplo.
A partir da 35ª semana o obstetra já pode realizar o exame de toque, para avaliar a posição do bebê para o parto e o início da dilatação no colo do útero.
Como é realizado o exame de toque vaginal? Feito nas consultas ao ginecologista com mulheres que já iniciaram a vida sexual, ele pode até causar certo desconforto, mas é essencial , pois é um complemento praticamente insubstituível à análise das mamas e abdômen.
Ao retirar os dedos, reproduza a posição/distância percebida e meça numa régua quantos centímetros tem da parte externa do dedo indicador até a parte externa do dedo médio (é medido por fora dos dedos). Deve ser medido numa régua, pois a largura dos dedos varia de pessoa para pessoa.
Você pode usar diversas maneiras de ajudar na dilatação e ainda mais no colo do útero apagado. Exercícios de agachamento e também banhos mornos e caminhada, colaboram e muito para apagar o colo do útero e na dilatação. Exercícios como pilates, por exemplo, também ajudam bastante para facilitar a dilatação.
7 Formas de Acelerar o Trabalho de Parto
boa hora!
Se você se atreve a tentar, a seguir listamos algumas “receitas” para conseguir esse estímulo que procura.
Coma abacaxi. A fruta contém bromelina, uma enzima que ajuda a distender e “amadurecer” o colo uterino. Tome banhos quentes, que relaxam, descontraem e ajudam na circulação sanguínea. Faça acupuntura ou reflexologia.
Caminhe. A caminhada pode ajudar a bolsa a romper e dar início ao trabalho de parto. Faça uma caminhada de no máximo trinta minutos em um percurso fácil para estimular o bebê a se mexer, pois o movimento pode ser um incentivo.
Algumas vezes a bolsa amniótica se rompe antes que a gestação tenha chegado à sua 37ª semana, quando se consideraria o parto a termo. Isso pode acontecer em virtude de fatores externos (estresse, excessos físicos, traumas, etc.) ou internos (infecções ).
A bolsa rompeu Isso indica a ruptura das membranas conhecida como bolsa d'água, onde fica o líquido amniótico. — Quando a bolsa se rompe, a gestante não sente dor, apenas a sensação de uma água morna escorrendo pelas pernas, podendo ser confundido com urina.
Caminhar – Todas as gestantes sabem que caminhar ajuda no trabalho de parto. Caminhadas por uma hora de manha ou à tarde, ajudam a dilatação e também fazem com que o bebê encaixe na pelve para sair. Caminhar acelera o trabalho de parto porque também ajuda a afinar o colo do útero, além de ajudar a fazer o tempo passar.