Exemplos de indústrias culturais são a indústria discográfica, cinematográfica, editoriais, companhias de teatro… em que os bens ou serviços culturais que produzem são considerados principalmente com um critério industrial e comercial.
Segundo os autores, o objetivo da indústria cultural é o lucro e manutenção do pensamento dominante. Assim, a cultura passa a ser uma massa de manobra da população, que precisa ser mantida presa na ideologia dominante.
Na Indústria Cultural, se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro. Além disso, tem o intuito de reproduzir os interesses das classes dominantes, legitimando-as e perpetuando-as socialmente.
Resposta. A Indústria Cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e de decidir conscientemente.
Resposta. A indústria cultural combina o que era comum e habitual, com uma nova qualidade. Produtos são fabricados de modo mais ou menos planejado para o consumo de massas e este consumo é determinado em grande medida por estes próprios produtos.
Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água.
A industrialização tem vantagens e desvantagens. As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.
A indústria 4.
O mercado de trabalho sentirá seus efeitos de forma contundente, mas novas oportunidades serão geradas, por meio de novos ofícios e especializações. Há a expectativa de aumento dos rendimentos a níveis globais, o que, junto ao uso das novas tecnologias, aumentará a qualidade de vida.
Inevitavelmente, a indústria 4.
A Indústria 4.
É um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. ...
Confira, nos próximos tópicos, as principais vantagens que as mudanças podem trazer para os negócios.
O profissional da indústria 4.
Confira 6 competências necessárias para os profissionais 4.
O profissional da indústria 4.
No final do século 17 foi a máquina a vapor. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. E os economistas têm um nome para isso: a quarta revolução industrial, marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas.
A Quarta Revolução Industrial é um novo período de revolução na indústria, marcado pela presença de novas tecnologias. ... É caracterizada pelo desenvolvimento de tecnologias em áreas como genética, física, tecnologias e avanços digitais.