É governado a partir da sua capital, Londres. O actual monarca e chefe de estado do Reino Unido é a rainha Elizabeth II, que subiu ao trono em 1952 e foi coroada em 1953. O Reino Unido é um estado muito centralizado, com o Parlamento de Westminster, em Londres, a ser responsável pela maioria do poder político do país.
Um chefe de Estado é a pessoa pública que oficialmente representa a unidade nacional e a legitimidade de um Estado soberano. ... Numa república, o chefe de Estado hoje em dia geralmente tem o título de presidente, mas alguns têm ou tiveram outros títulos.
No Brasil. A primeira mulher Chefe de Estado na História do Brasil, foi D. Maria I, Rainha Reinante do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves (1815-1822). A segunda mulher Chefe de Estado na história do Brasil foi D.
As responsabilidades principais do primeiro-ministro incluem coordenar a atividade do governo a nível nacional e designar (nomear e demitir) membros do governo.
Nos governos presidencialistas, o Poder Executivo é exercido pelo presidente da República, eleito pelo voto direto. Nesse caso, o parlamento tem o poder de fiscalizar e ser um contrapeso aos atos do Executivo. ... Já no parlamentarismo, o chefe do Executivo é eleito entre os deputados mais votados de uma determinada sigla.
No parlamentarismo, regime constitucional de Repúblicas ou Monarquias, o Poder Executivo é exercido pelo Primeiro- Ministro, que é quem governa com o apoio do Parlamento, da Câmara. ... O sistema parlamentarista implantado no Brasil, durante o Governo pessoal de D. Pedro II, inspirou-se no modelo inglês.
Presidencialismo é um sistema de governo em que um chefe de governo também é o chefe de Estado e lidera o poder executivo, que é separado do poder legislativo e do poder judiciário. ... O legislador pode ter o direito, em casos extremos, de demitir o executivo, muitas vezes através de um processo de impeachment.
No sistema parlamentarista não há separação nítida entre os poderes executivo e legislativo. ... O presidencialismo se caracteriza pela separação de poderes Legislativo, Judiciário e Executivo. É um sistema de governo no qual o presidente de república ocupa os cargos de chefe de Estado e de governo.
Desde a primeira Constituição, datada de 1891, o Brasil adotou o sistema de governo presidencialista. ... Nas repúblicas presidencialistas, o presidente eleito acumula as funções de chefe de Estado e de governo. Cabe a ele escolher os ministros que vão lhe auxiliar na execução do programa de governo.
A história da era presidencialista no Brasil teve início no dia 15 de novembro de 1889, quando foi proclamada a república pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que pôs término ao período imperial.
O Presidencialismosurgiu nos Estados Unidos da América, sendo criado pelo 2.º Congresso Continental de Filadélfia (1775), que conclamou os cidadãos americanos às armas e nomeou George Washington comandante das tropas; em 4 de julho de 1776 foi formalmente declarada a Independência, elaborada por um comitê de cinco ...
O Brasil é uma república federativa constitucional presidencialista, de forma adotada em 1889. ... O Chefe do Poder Executivo (que acumula as funções de chefe de Estado e chefe de Governo) é o Presidente da República.
O Presidencialismo é um sistema de governo criado nos Estados Unidos em 1787 para ser utilizado como modelo em Repúblicas Democráticas. Nele, cada um dos poderes (Poder Executivo, Poder Legislativo e Poder Judiciário) deve fiscalizar e contrapesar os outros, sem que haja preponderância de nenhum deles sobre os demais.
Após a redemocratização do Brasil, uma emenda da nova Constituição determinava a realização de um plebiscito para se decidir se o país deveria ter uma forma de governo republicana ou monarquista, e se o sistema de governo seria presidencialista ou parlamentarista.
O Parlamentarismo surgiu na Inglaterra após a Revolução Gloriosa de 1688, que cortou os poderes absolutos dos reis, criando a dependência do Rei e seus ministros ao Parlamento. ... No parlamentarismo o gabinete constituído pelos Ministros de Estado, é responsável perante o parlamento, que através dele governa a Nação.
Os Estados Unidos são uma República Federal Presidencialista. Em nível federal, o poder executivo é exercido pelo Presidente, eleito por um colégio eleitoral, o poder legislativo pertence ao Congresso e o poder judiciário pertence aos tribunais.
A eleição presidencial nos Estados Unidos em 2020 foi realizada em 3 de novembro, uma terça-feira. Foi a 59. ª eleição presidencial do país. O ex-vice-presidente democrata Joe Biden derrotou o presidente republicano Donald Trump.
Federação
Os Estados dos Estados Unidos estão subdivididos em subdivisões administrativas, chamadas de condados (counties), com exceção do Alasca, onde tais divisões são chamadas de distritos (boroughs), e da Louisiana, onde são chamadas de paróquias (parishes). ... A grande parte dos condados possui uma sede (capital).
O país tem 50 estados:
Os Estados Unidos têm seu território dividido em 50 estados. Outros territórios também pertencem ao país, como: Guam, Samoa Americana, Ilhas Virgens Americanas e Estados Livres Associados das Ilhas Marianas do Norte e de Porto Rico.
Os Estados Unidos são formados por 50 estados, além do seu distrito federal, o Distrito de Colúmbia, e alguns territórios incorporados, que são parte integral do país, e os não incorporados, que correspondem a possessões dos Estados Unidos.
Projeções populacionais também levam em consideração nascimentos, mortes e migração líquida. Em 2020, a população dos Estados Unidos está projetada para ser um aumento de 8,03% em relação ao Censo de 2010.
Lista de estados e territórios dos Estados Unidos por área