Os principais monarcas adeptos do despotismo esclarecido foram Frederico II (, rei da Prússia; Marquês de Pombal (1699-1782), primeiro-ministro de Portugal; e Catharina, a grande (1762-1796), rainha da Rússia.
Além disso, adotamos medidas para modernizar algumas instituições pertencentes ao Estado, como as de ensino e as Forças Armadas. Esses monarcas ficaram conhecidos como déspotas esclarecidos. Recebem esses nome porque eram governantes absolutistas partidários de alguma ideias iluministas.
Isto se mostrou inviável pois o modelo político que sustentava o absolutismo (a aliança entre nobreza e clero) não permitia este tipo de alteração, já que, sem os privilégios que o Absolutismo garantia, estes grupos passariam a se opor ao Rei.
Principais filósofos iluministas
José II: imperador da Germânia aboliu a servidão e a tortura, secularizou seus bens, fundou escolas, hospitais e asilos, concedeu liberdade de culto a toda crença religiosa, criou impostos para o clero e a nobreza, limitou feriados e peregrinações, tornou a língua alemã como obrigatória.
O despotismo esclarecido é uma expressão que designa uma forma de governar característica da Europa continental da segunda metade do século XVIII que, embora partilhasse com o absolutismo a exaltação do Estado e do poder do soberano, era animada pelos ideais de progresso, reforma e filantropia do Iluminismo, mas, por ...
Entre as medidas tomadas pelos déspotas esclarecidos estavam mudar o panorama característico da Europa adotando ideias iluministas, acelerar o processo de modernização nos países, principalmente no leste europeu, onde era a região mais atrasada da Europa, aumentar seu poder e vetar as atitudes monárquicas que se diziam ...
Sobre o despotismo esclarecido, é correto afirmar que: * 1 ponto foi um fenômeno comum a todas as monarquias europeias, tendo por característica a utilização dos princípios do iluminismo; os déspotas esclarecidos foram os responsáveis pela sustentação e difusão das ideias iluministas elaboradas pelos filósofos da época ...
As medidas que os monarcas costumavam adotar eram o bom uso dos impostos para promover o crescimento e melhora na vida das populações; a defesa do território e o desenvolvimento humano. Frederico o Grande é o maior exemplo de déspota esclarecido bem-sucedido.
marquês de Pombal
Como essa corrente surgiu durante a monarquia absolutista, o iluminismo criticava veemente essa forma de governo. Para ter apoio da burguesia iluminista, os monarcas adotaram a forma iluminista de governo, ou seja, aderiram ao pensamento iluminista. Por esse motivo, foram chamados de Déspotas Esclarecidos.
Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial.
Dentre as principais medidas tomadas pelo marquês de Pombal com relação à colonização do Brasil, pode-se assinalar corretamente: (1,0) a) permissão para a criação de manufaturas e indústrias no Brasil, liberalização dos impostos alfandegários sobre os produtos brasileiros e maior controle sobre as atividades religiosas ...
Resposta: ele procurou melhorar a produçao nacional, impulsionou o mercado interno, para evitar importaçoes. desenvolveu o comercio colonial. ... criou beneficios fiscais para a instalaçao de fabricas voltadas para o comercio interno portugues.
Em sua administração, Pombal reestruturou a cobrança de impostos sobre a produção aurífera, especialmente o "quinto" e a "derrama". ... Por fim, outra importante reforma realizada pelo marquês de Pombal foi a expulsão dos jesuítas do Brasil, como extensão da medida tomada também em Portugal.