1) Marcação dos colarinhos (também chamados de gastalhos ou golas): peças de madeira fixadas na laje que locam o pilar, determinando suas dimensões laterais. ... No sentido transversal são colocadas gravatas metálicas ou de madeira, peças que têm como função absorver os esforços laterais das formas.
Concretagem de pilares
A concretagem é a finalização de uma etapa muito importante da execução de uma obra, seja ela de pilares, vigas, lajes, escadas e outros elementos que consistem na estrutura da edificação.
Como é um Plano de Concretagem
O que é É uma descontinuidade na concretagem, um vazio ou porosidade na massa do concreto, gerando um ponto fraco da estrutura e permitindo a entrada de agentes agressivos.
O adensamento do concreto, quando executado de maneira correta, é fundamental para a maior durabilidade das estruturas. A vibração evita que a mistura fique porosa e desuniforme, influenciando diretamente na durabilidade e resistência.
Antes mesmo da concretagem propriamente dita, é necessário verificar alguns aspectos, como limpeza e umidade das fôrmas. A atenção deve continuar após a execução, visto que durante a cura é necessário ter cautela em relação às escoras e a patologias que possam vir a aparecer.
Cuidados na fase de pré-concretagem 1 – Limpeza manual para retirada de quaisquer sujeiras e resíduos; 2 – Limpeza com lavadora de alta pressão para retirada de qualquer resquício mais encrostado; 3 – Utilização de ímãs para a retirada de quaisquer fragmentos de peças metálicas que tenham ficado presas à fôrma.
Posicione a armação, não esquecendo os espaçadores. Coloque as galgas e distanciadores, que impedirão o estrangulamento da seção do pilar. Os distanciadores também têm a função de proteger e guiar a passagem dos travamentos da fôrma.
Macete 01: Antes de iniciar a concretagem as fôrmas devem ser molhadas para evitar do madeirite “chupar” água do concreto.
sete dias
É importante hidratar a laje (ou "curar a laje", como se diz em obra) por pelo menos 7 dias, três vezes ao dia. Isso é necessário para evitar a perda precoce da água que reage com o cimento, ligando os grãos de areia e as britas. Uma parte da água entrará na constituição do concreto, a outra evaporará com o tempo.
Após a colocação do isopor de laje, é feita a concretagem. O processo é feito com uma máquina para a distribuição uniforme do concreto. É fundamental que haja o escoramento da laje antes da concretagem, pois as peças de isopor precisam de uma sustentação para não ceder.
A laje de isopor nada mais é do que uma laje nervurada cujas nervuras são preenchidas por blocos de poliestireno expandido (EPS), ou uma laje treliçada em que se substituem as tavelas cerâmicas por peças de dimensão equivalente em EPS.
Inicie a montagem da laje com o EPS (isopor) junto às vigas/cintamentos da sua obra. Em seguido a vigota. Faça a distribuição de todas as vigotas sobre o vão e depois vá ajustando o espaçamento incluindo o EPS, de modo que fique intercalado entre vigota e EPS.
Então, a quantidade de material deve ser calculado da seguinte forma: Cimento = (volume total da peça – sendo laje, viga, pilar ou outro) x (o rendimento do cimento – de acordo com o traço escolhido).
Características Técnicas