ID Estudantil – A ID Estudantil é a carteirinha de estudante digital e gratuita para o usuário emitida pelo MEC. Para o acesso do aluno dar certo, é preciso que a instituição de ensino cadastre as informações dele no Sistema Educacional Brasileiro (SEB), banco de dados nacional do MEC.
Educacenso - O Educacenso é uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. A ferramenta permite obter dados individualizados de cada estudante, professor, turma e escola do país, tanto das redes públicas (federal, estaduais e municipais) quanto da rede privada. Todo o levantamento é feito pela internet.
Para a declaração do Censo Escolar no sistema Educacenso, destacam-se as seguintes orientações: • Os campos sinalizados com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório. Os formulários devem ser preenchidos nesta ordem: Gestor escolar > Escola > Turma > Aluno > Profissional escolar em sala de aula. Para saber mais!
O sistema Educacenso está aberto desde 30 de maio para a coleta de dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional brasileiros.
O preenchimento dos dados, por meio do sistema Educacenso, é feito diretamente na Internet no endereço eletrônico www.educacenso.inep.gov.br. O usuário de cada escola deve acessar o sistema, utilizando seu CPF e senha cadastrada.
O sistema Educacenso foi aberto para declaração dos dados no dia 27 de maio e ficará disponível até o dia 21 de agosto.
Como remanejar os alunos informados ao Censo Escolar 2019 para uma turma de 2020? O usuário deverá acessar o menu "Remanejamento", na lateral esquerda da tela do Sistema Educacenso, depois em “Aluno” ou “Admitido após o Censo”.
“Basta acessar o sistema, clicar no item Fechamento e no botão Retificar para realizar a alteração. Após a correção, é importante realizar fechamento e validar os dados”, reforça Ednamar Eterna de Souza, coordenadora estadual do Censo Escolar.
Começou, nesta quinta-feira, 22 de abril, o período para conferir, confirmar e retificar as informações referentes à segunda etapa do Censo Escolar 2020. As escolas têm até 7 de maio para conferir e, caso necessário, alterar os dados no Sistema Educacenso.
Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas ...
Finalidade – O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
As informações colhidas através do censo escolar constituem a base das políticas de educação básica, e servem de orientação tanto a repartição dos recursos entre estados e municípios como a implementação de programas pertinentes pelo governo federal.
Objetivo: O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa declaratória realizada anualmente pelo MEC/INEP/DEEB em parceria com as Secretarias de Educação estaduais e municipais, que levanta informações estatístico-educacionais sobre a educação básica brasileira.
Sua principal função é melhorar a qualidade da educação, cuidando de todo o sistema educacional brasileiro, desde a educação infantil até a profissional e tecnológica, sendo responsável também pela elaboração e execução da Política Nacional de Educação.
Esse código permite identificar de maneira unificada cada uma das escolas do Brasil, de acordo com o cadastro junto ao Ministério da Educação – devendo conter oito caracteres numéricos e nenhuma letra (sem exceção, exemplo: ").
Para consultar o número do RA de alunos de escolas públicas, é necessário acessar o site da Secretaria da Educação do estado em que está matriculado. Em alguns estados, o RA pode ser consultado ao informar apenas o município, escola, nome do aluno, data de nascimento e nome da mãe.
Procure pelo código da escola no sistema de “localização escolar” disponível no site do Inep. Na página de consulta, será necessário informar dados como estado, município e dependência administrativa (se a escola é municipal, estadual, federal ou privada).
/div>
FALE COM O INEP
/div>
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.
Os instrumentos utilizados no SAEB e Prova Brasil são: Testes de Matemática e de Língua Portuguesa, com foco em resolução de problemas e em leitura, respectivamente, definidos nas Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica, que aferem o desempenho dos estudantes.