As Revoltas do Período Colonial Brasileiro se dividiram entre interesses nativistas e interesses separatistas. ... Com o desenvolvimento da exploração do Brasil em sentido colonial, ou seja, tudo que era produzido em território brasileiro iria para Portugal, a metrópole e detentora dos lucros finais.
Entre as maiores rebeliões nativistas destacamos a Revolta de Beckman (1684), a Guerra dos Emboabas (1708), a Guerra dos Mascates (1710) e a Revolta de Filipe dos Santos (1720). As revoltas nativistas revelam a insatisfação dos colonos com alguns pontos do pacto colonial.
As revoltas nativistas foram motivadas por descontentamentos em relação a alguns aspectos específicos da exploração colonial, não chegando a propor o rompimento com Portugal, diferente das revoltas separatistas, que contestavam amplamente o sistema colonial e propunham o rompimento com a metrópole.
Sentimento nativista é aquele motivado por um sentimento de valoração da cultura local, em contrapartida àquela de origem externa, que surgiu em diversos momentos de países que, sofrendo a imposição culturalmente externa, passaram a construir um sentimento nativista próprio.
Significado de Nativismo substantivo masculino [Filosofia] Teoria segundo a qual o espaço e o tempo são dados nas próprias sensações, não são adquiridos por experiência. ... Caráter de nativista; excesso de amor à pátria, que cultiva o ódio ao estrangeiro; xenofobia.
O nacionalismo é uma ideologia política, uma corrente de pensamento que valoriza todas as características de uma nação. Uma das formas pelas quais o nacionalismo se expressa é por meio do patriotismo, que envolve a utilização dos símbolos nacionais, da bandeira, de cantar o hino nacional, etc.
A resposta correta se encontra na letra A , as manifestaçoes literárias sofriam fortes influências da literatura portuguesa.
Assim, o Quinhentismo retrata a condição colonial no Brasil como território, além dos objetos e da população indígena que aqui viviam. ... O entendimento do homem europeu e seu ponto de vista sobre a nova terra são predominantes nos três primeiros séculos da literatura brasileira.
Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica. ... A obra mais importante desse período é A carta de Pero Vaz de Caminha, considerada a Certidão de Nascimento do Brasil.
Quinhentismo foi uma escola literária que ocorreu no Brasil ao longo do século XVI, quando as culturas europeias começaram a ser introduzidas no país. ... O Quinhentismo aconteceu no Brasil, tratava de temas que ocorriam no Brasil, mas trazia os valores do europeu mercantilista que deseja mais riquezas e poder.