A Revolta da Vacina aconteceu no Rio de Janeiro, quando ainda era capital do Brasil, entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904. O povo insatisfeito protestou contra a Lei da Vacinação Obrigatória e também contra os serviços públicos prestados. A anti-varíola foi a vacina responsável por essa revolta.
Resposta. Bota-abaixo foi uma medida adotada pelo presidente Rodrigues Alves que tinha o objetivo de derrubar cortiços e construções antigas para melhorar o tráfego na cidade do Rio de Janeiro.
Expressão criada para designar, ao mesmo tempo, o processo de reformas urbanas operado a partir de 1903 no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, e o prefeito da cidade à época, Francisco Pereira Passos (1902-1906). No início do século XX, o Rio de Janeiro era a principal e maior cidade do país. ...
O governo argumentava que, a vacinação era de inegável e imprescindível interesse para a saúde pública. ... Havia inúmeros focos endêmicos da varíola no Brasil, o maior número deles estava concentrado no Rio de Janeiro.
A Revolta da Vacina foi um motim popular ocorrido entre 10 e 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. ... Além disso, a cidade sofria com sérios problemas de saúde pública. Doenças como a varíola, a peste bubônica e a febre amarela assolavam a população e preocupavam as autoridades.
Resposta: O principal objetivo dessas reformas era sanar os graves problemas urbanísticos (como ruas estreitas e malcheirosas e a inexistência de um sistema de esgotos) e eliminar por completo das partes centrais da cidade os cortiços.
Houve confusão e quebra-quebra também no centro do Rio de Janeiro. O cenário após os tumultos era desolador: bondes tombados, trilhos arrancados, calçamentos e postes de iluminação destruídos. Eram cenas da chamada Revolta da Vacina, que resultaram, além das perdas materiais, em 23 mortos e 90 feridos.
A revolta popular teve o apoio de militares que tentaram usar a massa insatisfeita para derrubar, sem sucesso, o presidente Rodrigues Alves. O movimento rebelde foi dominado pelo governo, que prendeu e enviou algumas pessoas para o Acre.
Estiveram envolvidos na Revolta da Vacina diversos membros das camadas populares, em especial os moradores das regiões periféricas do Rio de Janeiro, mas negativamente afetadas pelo projeto de reurbanização (que muitas vezes destruía as casas destas pessoas) e alguns membros das classes médias, como estudantes ...
A Reforma Urbana é pauta dos movimentos sociais urbanos e objetiva democratizar os espaços das cidades. A Reforma Urbana é uma política de planejamento social elaborada a fim de democratizar o direito à cidade.
Reforma urbana é um termo usado, principalmente no Brasil, para definir um conjunto de políticas públicas e ações de readequação das cidades que tem por objetivo modificá-las promovendo o acesso de todas as camadas da sociedade a sua estrutura e seus benefícios.
Resposta. A Urbanização é o processo de surgimento e crescimento das cidades. Quando um determinado país apresenta a maior parte de sua população no meio rural, as práticas econômicas que mais geram empregos são as agrícolas, pois é no campo que elas acontecem.