Os ecossistemas marinhos são regiões que sofrem a influência da água do mar, e por serem maiores e mais antigos do que os ecossistemas terrestres, eles possuem quase que o dobro de filos animais, sendo um local com uma biodiversidade riquíssima.
Ecossistemas dulcícolas As águas da superfície são aquecidas pelo Sol e, por serem menos densas que as águas frias do fundo, tendem a permanecer na superfície. Já as águas mais profundas recebem menos radiação solar e, portanto, são mais frias e mais densas, permanecendo no fundo.
Os ecossistemas terrestres são porções de terra habitada por um conjunto de seres vivos que interagem com as características ambientais próprias da região como o deserto, floresta.. Os ecossistemas aquáticos são os que abrangem os ambientes de água. Eles incluem desde um pequeno corpo de água até os oceanos.
Os principais ecossistemas brasileiros são: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Mata dos Cocais, Pantanal, Mata de Araucárias, Mangue e Pampas. O ecossistema refere-se ao conjunto formado por comunidades bióticas e fatores abióticos que interagem em uma determinada região.
Em um ecossistema, fatores bióticos e abióticos interagem perfeitamente, promovendo o mais perfeito equilíbrio. Se por algum motivo houver interferência em qualquer um dos componentes do ecossistema, todos os outros componentes serão afetados, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente naquele ambiente.
Um ecossistema é equilibrado quando suas partes bióticas (vivas) e abióticas (não vivas) do ecossistema estão em equilíbrio.
Equilíbrio ambiental, ou equilíbrio ecológico, é o estado de um ecossistema onde a fauna e a flora são mais ou menos constantes, mostrando assim, uma relação de dependência e ajuste complexo entre as duas.
O ecossistema pode ser definido como um sistema composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.
Bióticos: são os seres vivos, por exemplo uma árvore, a grama, um cachorro... Abióticos: são fatores não vivos, por exemplo uma pedra.